A música erudita ou música clássica é uma das mais importantes expressões artísticas da história da humanidade. É formada por grandes compositores como Mozart, Beethoven, Chopin, Vivaldi, Wagner e outros. Embora haja muita controversa no que diz respeito a divisão da linha do tempo da música clássica, que no geral compreende um período que vai desde o século 9 até os dias de hoje, existe uma divisão que praticamente gera consenso entre os historiadores dessa área: a primeira parte é a idade média, quando a música começava a aparecer, depois há o período renascentista, barroco, clássico, romântico e, por fim, o contemporâneo, que inclui os compositores dos séculos 20 e 21.
A música erudita barroca é a que foi produzida no período compreendido entre a segunda metade do século 16 e o fim do 18. Vale ressaltar que não é apenas o período cronológico que define o tipo de música, mas sim o tempo aliado a características sonoras. Por exemplo, durante o século 18 a música barroca ainda estava a mil até a morte de seu último compositor, Antoine Dauvergne, em 1799. No mesmo século a música erudita clássica estava em seu ápice com, como Mozart e Beethoven.
Entre as características sonoras da música erudita barroca está o uso de contrapontos tonais complexos e do baixo em uma linha contínua. A forma sonata tem os inícios estabelecidos na conzona. Outra característica importante é que os temas e variações têm uma noção muito mais formal que no período anterior (renascimento) e no posterior (clássico). A maior contribuição da música erudita barroca para tudo que veio depois nesse gênero artístico, inclusive na atual música popular, foi o início da diferenciação entre tonalidades maiores e menores com o intuito de conseguir administrar tanto a dissonância quanto o cromatismo do som.
Foi nessa época que a música tocada em teclado, como em órgãos ou cravos, foi se tornando cada vez mais popular e comum entre o povo. Outra grande contribuição da música erudita barroca acontece no que diz respeito aos violinos, que tomaram a forma que têm até os dias de hoje. Outro marco do período barroco da música clássica é a ópera que passou a ser considerada a forma artística mais importante daquelas que visavam unir a dramaturgia com a música. Foi nessa época que os concertos ficaram mais populares, visto que antes eram raros. Sem dúvida isso influenciou o surgimento dos grandes shows que existem até os dias de hoje.
Entre os principais compositores do período barroco estão: Antonio Lucio Vivaldi, que nasceu em Veneza no dia 4 de março de 1678 e morreu em Viena na data de 28 de julho de 1741. O Italiano compôs 770 obras. Entre elas estão 477 concertos e mais de 40 óperas.