Self-publish Gratuito

Todos já estão cansados de saber o quanto é difícil publicar um livro. Se você é, além de tudo, um novo autor, a dificuldade aumenta drasticamente. Grandes e famosas editoras muitas vezes nem aceitam originais de qualquer iniciante, e mesmo aquelas que aceitam, muitas vezes descartam o livro na décima página.

Sim, infelizmente o mercado editorial não é para qualquer um. Porém nos últimos tempos, uma nova forma de fazer literatura vem ganhando cada vez mais espaço e sendo adotada por novos autores que anseiam por ter seus livros publicados. Trata-se da self-publish, que agora vem sendo muitas vezes totalmente gratuita.

Livros

Livros

O que é Self-publish?

Traduzindo para o português, seria “auto-publicação”. Trata-se de quando o escritor decide publicar seu livro sem assistência editorial,  arcando com as despesas. Ou seja, é uma modalidade arriscada, visto que o autor não conta com revisão, diagramação, criação gráfica da capa e tampouco o mais importante, a divulgação da obra em grandes livrarias. E uma revisão profissional avulsa normalmente alcança valores absurdos, que assustam qualquer escritor iniciante.

Publish

Publish

Então, qual é o valor da self-publish? Bem, não importa sobre o quê se trata o seu livro ou sua qualidade, mas de qualquer forma ele poderá ser publicado. Autores do tipo self-publish normalmente recorrem á gráficas para imprimir seus livros no sistema on-demand (sob demanda), ou seja, produzindo de acordo com a necessidade e vendas.

Porém como já foi dito, este tipo de publicação é muita cara. Não é difícil que uma impressão em pequena tiragem de 100 exemplares saia por mais de R$2.000,00. E vem a maior dificuldade: você vai vender seu livro aonde? E então vêm mais gastos para colocar a obra em estantes, mas sem marketing e divulgação correta nas mídias digitais e impressas, tal livro quase não venderá.

Self Publishing

Self Publishing


E se Fosse de Graça?

Seria bom, não é? Na verdade, self-publish já pode sim ser de graça.

É isso mesmo; com o surgimento de sites que publicam seu livro on-demand de forma totalmente gratuita, ficou muito mais fácil ser escritor.

Funciona assim: você tem seu livro escrito, revisado ou não (esses sites disponibilizam serviços pagos de revisão). Fazendo um cadastro no site, você pode enviar seu arquivo PDF com a diagramação pronta por você mesmo ou por um editor contratado.

Você pode também enviar sua própria capa ou fazer alguma com o sistema do próprio site. Então você poderá definir o tipo de livro, capa dura ou cartão, etc., e então definir qual será o preço de venda da obra e sua remuneração.

Pronto! O livro está á venda na loja virtual do site. Qualquer um pode compra-lo, e quando isso ocorrer, a editora irá imprimir um livro para aquele pedido. Você será remunerado com aquela quantia que foi definida, e o resto irá para o site. Simples assim.

E quais são esses sites?

Os maiores sites de self-publish sob demanda são: Clube dos Autores, PerSe e AgBook. São totalmente gratuitos e podem ser utilizados mediante um rápido cadastro. Estes sites permitem, além do livro impresso, que você venda uma versão em e-book.

Boa sorte com seu livro!

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Livros

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.