Fitoterápicos para Síndrome da Fadiga Crônica

Sua vasta gama de sintomas a faz uma síndrome de difícil diagnóstico, exceto pela eliminação de outras possíveis doenças. Os sintomas mais comuns são fadiga crônica, dor de garganta recorrent, dores musculares, inchaço dos linfonodos, fraqueza, desconforto intestinal e dificuldades digestivas, dores de cabeça, perda de concentração, distúrbios visuais e depressão. Os sintomas podem durar meses ou até mesmo anos.

Tratamento

Fitoterápicos para Síndrome da Fadiga Crônica

Fitoterápicos para Síndrome da Fadiga Crônica

O tratamento depende inevitavelmente dos sintomas individuais, mas uma combinação de tratamentos físicos e emocionais podem ser úteis nessa condição onde a medicina convencional tem pouco a oferecer.

Aromaterapia

Os óleos essenciais, utilizados para massagem e banheira, funcionam como relaxantes que ajudam a aliviar o estresse e depressão. A lavanda (antiviral), uva (para a depressão), alecrim e zimbro (para dores musculares) e manjerona (para ansiedade), são particularmente eficazes. Muitos outros seriam apropriados para diferentes sintomas.

Dieta e Nutrição

Remédio

Remédio

Uma dica válida é seguir uma dieta saudável, evitando alimentos processados, açúcares, cafeína e álcool. Também é importante comer em abundância os alimentos que tenham liberação lenta de carboidratos, para manter os níveis de açúcar constantes e de alta energia, como, por exemplo, bananas. O óleo de prímula pode ser um produto altamente eficaz para a tosse recorrente.

Os portadores dessa Síndrome parecem ter uma significativas baixa do mineral magnésio, o ácido amino-1-taurina e do hormônio dehidroepiandrosterona (DHEA), sendo que os médicos alternativos afirmam que tiveram bons resultados com DHEA intravenosa. Com moderação, vitaminas do complexo B, zinco e antioxidantes da vitamina C e betacaroteno podem também ser eficazes no tratamento.

Maus Hábitos e Distúrbios Alimentares Levam à Síndrome

Ervas

Ervas

Há um debate forte quanto à ideia de que a alergia alimentar desempenha um papel na síndrome (alguns pacientes têm intolerância ao leite). Se houver suspeita de alergia, tente excluir um item de cada vez até descobrir. É insensato cortar muitos alimentos de uma só vez. Chocolate e frutas cítricas são culpados comuns para os sintomas de intestino experimentado por alguns pacientes.

No passado, alguns pacientes foram prejudicados ao se alimentar com uma dieta desequilibrada e com um consumo excessivo de muitas vitaminas e minerais. O envolvimento da infecção por cândida também é controversa. Alguns nutricionistas acreditam que o equilíbrio dos organismos no trato intestinal é conturbado, causando um crescimento excessivo da cândida e problemas intestinais.

Homeopatia e Outras Práticas Eficazes

Esta prática demonstrou bons efeitos sobre alguns pacientes afetados pela síndrome, apesar de os resultados do primeiro estudo do tratamento homeopático sobre a Síndrome ainda estarem sendo analisados. É essencial observar que se trata de uma doença complexa, que requer tratamento homeopático profissional.

A terapia de Reflexologia é útil no tratamento de dores, especialmente quando a área afetada é dolorosa demais ao toque. O aconselhamento e o apoio emocional da hipnoterapia são essenciais para lidar com as situações muito estressantes. A meditação, o Yoga e as técnicas de relaxamento podem ajudar o paciente a chegar a um acordo com esta doença crônica.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Saúde

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.