Grammy

Grammy Award é o mais famoso prêmio da indústria musical, sendo considerado como o Oscar da música. Ele é presenteado anualmente pela National Academy of Recording Arts and Sciences, e honra conquistas na arte de gravação musical além de prover suporte à comunidade da indústria musical.

A National Academy of Recording Arts and Sciences, ou somente NARAS, é a única associação do mundo a homenagear além da conquista artística, a proficiência técnica e a excelência na indústria musical, sem se importar com as vendas de álbuns ou os resultados nas paradas de sucesso.

Premio

O nome da premiação tem origem dos próprios troféus entregues na cerimônia, pequenas estatuetas de um gramofone. Atualmente, os prêmios do Grammy englobam mais de cem categorias dentro de trinta gêneros musicais.

A escolha dos premiados é feita através de recomendação e votos e depois ocorre uma decisão final através de um processo complexo e harmonioso entre os membros e a junta diretória da NARAS. Já outros prêmios, como o American Music Awards tem como decisão, a escolha por voto popular e por isso é conhecido como a versão popular do Grammy. Já o Billboard Music Awards é baseado nas vendas e popularidade das tabelas musicais da revista norte-americana Billboard.

Grammy Latino

Com o objetivo de valorizar a riqueza da música latina, foi criada a versão latina do Grammy, o Latin Grammy Awards. Essa versão tem diversos gêneros, subdivididos em categorias.

O “gênero brasileiro” conta com 35 categorias, dentre elas melhor álbum de MPB, melhor canção brasileira e melhor álbum de rock brasileiro.

O Brasil e o Grammy

Muita gente não sabe, mas vários artistas do Brasil já ganharam o Grammy desde o início da existência do prêmio. São estes: Laurindo de Almeida, Astrud Gilberto, João Gilberto, Eumir Deodato, o rei Roberto Carlos, Sérgio Mendes, Tom Jobim, Milton Nascimento, Gilberto Gil, Caetano Veloso e Alex Klein.

Premiação de 2011 Trazendo Muitas Surpresas

Na ultima edição do Grammy, realizada no ultimo mês de fevereiro tivemos varias surpresas. A maior delas talvez tenha sido o não recebimento de nenhum premio por Justin Bieber, que havia recebido varias indicações, entre elas de revelação e melhor álbum.

Surpresa

Ele perdeu para Esperanza Spalding como Artista Revelação e para a Lady Gaga na categoria Melhor Álbum Pop. Lady Gaga também foi premiada por Álbum Pop do Ano, Melhor Performance Pop Feminina e Melhor Videoclipe Curto, com “Bad Romance”.

A grande revelação da noite foi Lady Antebellum, que após ser indicado para as três principais premiações, acabou conquistando duas destas, a de Canção do ano e de Gravação do ano.

Revelação

O prêmio mais aguardado da festa com certeza foi o de “Álbum do ano”, e que para a surpresa de muitos, não teve Kate Perry, Lady Gaga ou Justin Bieber(que chegou a ser indicado nessa categoria) como vencedores e sim os canadenses Arcade Fire, com o disco “The Suburbs”

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Música

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.