O Certificado ISO 9001 é integrante de uma série de três normas internacionais de sistemas de qualidade que podem ser utilizados para fins de garantia da qualidade externa. Essas normas especificam os requisitos do sistema de qualidade para uso onde um contrato entre duas partes exige a demonstração da capacidade de um fornecedor.
Tipos de Certificação
Os requisitos do sistema de qualidade são definidos por três tipos de atividade do fornecedor:
* ISO 9001 é um certificado para sistemas de garantia de qualidade em design, desenvolvimento, produção, instalação e manutenção. É apropriado quando a conformidade com requisitos especificados, deve ser garantida pelo fornecedor durante as várias fases da atividade que podem incluir a concepção, desenvolvimento, produção, instalação e manutenção.

Certificado
* ISO 9002 é um modelo para sistemas de garantia da qualidade na produção e instalação. É apropriado quando a conformidade com requisitos especificados, deve ser garantida pelo fornecedor durante a produção e instalação.
* ISO 9003 é um modelo para sistemas de garantia de qualidade na inspeção final e teste. É apropriado quando a conformidade com requisitos especificados, deve ser garantida pelo fornecedor somente na inspeção final e teste.
Aplicação
O certificado ISO 9001 é aplicável quando o contrato entre as duas partes especificamente requer uma concepção ou esforço de desenvolvimento e os requisitos do produto são indicados principalmente em termos de desempenho ou que precisam ser estabelecidas, e a confiança na conformidade do produto podem ser atingidos pela demonstração adequada de alguns capacidade do fornecedor em design, desenvolvimento, produção, instalação e manutenção.

Normas
Os requisitos do sistema da qualidade ISO 9001 são destinadas a prevenir desconformidades em todas as fases do ciclo de vida do produto desde a concepção e / ou o desenvolvimento através de assistência técnica. Estes requisitos são complementares às especificações técnicas do produto. Eles não substituem os requisitos técnicos, e não são uma alternativa para eles.
Quando o sistema de uma organização de qualidade foi avaliada em ISO 9001, ISO 9002 ou ISO 9003 por um organismo de certificação independente, então o sistema de qualidade é registrado e pode ser usado como prova de garantia de qualidade na adjudicação de contratos. sistemas de qualidade produzidos em conformidade com os requisitos do sistema de qualidade sejam objeto de avaliação regular a partir de terceiros, com base documentada e evidência objetiva de conformidade.
Adoção de Mercado
Cada vez mais, as grandes empresas estão insistindo para que os fornecedores sejam credenciados. Trabalhar com fornecedores credenciados lhes proporciona uma sensação de segurança e reduz o esforço necessário para controlar os produtos dos fornecedores.

Segurança
Do ponto de vista do fornecedor, a certificação fornece uma qualidade de imagem, a confiança do cliente, e acesso a mercados onde a certificação de qualidade é obrigatória. Além disso, a introdução de um sistema de gestão da qualidade pode ter um efeito importante no desempenho interno. O processo de certificação normalmente leva entre um e dois anos.