O Novo Modelo

Novo Modelo de RG Chegará em Breve
A partir de dezembro de 2010 teremos um novo modelo de RG, que promete agilizar nossas tarefas diárias e centralizar os documentos. O novo modelo que o documento deve ter foi definido pelo Comitê Gestor do Registro de Identidade Civil (RIC).
O novo documento de RG será um cartão com chip. Os dados que deverão constar sobre a pessoa nesta nova versão são o nome, o sexo, a nacionalidade e naturalidade, uma foto, a data de nascimento, a filiação, a assinatura e a impressão do indicador direito.
As informações obrigatórias sobre o documento são o local e a data da expedição, o órgão que emitiu o documento, e a data de validade do cartão de identidade.
Detalhes do Novo Documento

Fotos
De acordo com o Ministério da Justiça, que também é coordenador do Comitê Gestor do Registro de Identidade, os números antigos do RG e do CPF não precisarão constar obrigatoriamente do novo documento, mas podem ser adicionados ao cartão sem problemas.
O cartão ainda conterá um campo para observações. Uma das informações que o Ministério diz que poderá ser inclusa no campo é a preferência da pessoa quanto a doação de órgãos ou até mesmo o tipo sanguíneo, facilitando o acesso a essas informações importantes em um momento de precisão.
Outro objetivo do RIC é seguir o padrão internacional para ser compatível com vários mecanismos de identificação usados em diversos lugares do mundo. Para isso o documento adotará o uso de um código MZR, que consiste em três linhas preenchidas com uma combinação de letras e números.
Com este novo padrão transitar em locais de grande circulação em países estrangeiros ficará muito mais rápido, devido à padronização. Além disso até a circulação dentro do Brasil em locais como estádios de futebol e aeroportos ficará mais fácil.
Calendário da Implantação

Objetivo
O objetivo do Ministério da Justiça e do Comitê Gestor de Registro de Identidade é conseguir substituir completamente o modelo atual do documento em até 9 anos, ou seja, até 2020 todos os brasileiros já seriam portadores do novo modelo de documento.
Os detalhes da implantação, como o calendário previsto para a mudança e se a substituição irá seguir uma estratégia de acordo com a idade, região ou outro critério serão divulgados durante a próxima reunião do Comitê Gestor de Registro de Identidade, que está prevista para os dias 14 e 15 de setembro.
Nesta reunião será divulgado também o custo total do projeto até agora e a previsão de custo até o término da implantação. O novo documento facilitará a identificação das pessoas. Como tem chip, futuramente outros documentos como CPF poderão ser unificados sem provocar um impacto muito grande no atual sistema de identificação nacional.
Neto