A indústria moveleira no Brasil expandiu muito suas atividades nos últimos anos, com empresas em todos os estados brasileiros, com destaque para Santa Catarina, Rio Grande do Sul e São Paulo, os três maiores pólos exportadores de móveis do Brasil, além de Minas Gerais e Mato Grosso que tem ganhado destaque recentemente nesse segmento.
No entanto uma das maiores dificuldades desse segmento no Brasil durante muito tempo foi à falta de profissionais capacitados e habilitados para atuarem no setor. Assim buscando atender essa demanda foi criado o curso de tecnólogo em produção moveleira.
Vale salientar que grande parte dos formandos termina o curso já empregado nas indústrias do setor, que cada vez mais buscam seus profissionais diretamente junto às universidades. Nesse artigo nós vamos conhecer um pouco mais do curso de tecnólogo de produção moveleira, a habilitação e área de atuação e o mercado de trabalho.
O Profissional e sua Área de Atuação

Tecnólogo em Produção Moveleira
O tecnólogo da produção moveleira tem um amplo espectro de formação, que se estende desde o manejo florestal até a distribuição e a comercialização dos produtos, no entanto trata-se de um curso voltado especialmente a produção de móveis, podendo trabalhar com pesquisa, projeto de móveis, implantação de tecnologias de produção, acabamento, montagem e de embalagens, processos de fabricação e de transformação das matérias-primas, manutenção do maquinário, com o controle de qualidade dos produtos finais, estando habilitado também para a instalação de indústrias moveleiras e a gestão da produção industrial.
Formação Acadêmica

Curso
O curso de graduação de tecnólogo em produção moveleira tem duração de cerca de 3 anos, exigindo ainda o cumprimento de estágio e a apresentação do TCC.
A grade curricular do curso contempla disciplinas teóricas e práticas como física, matemática, desenho técnico, informática, materiais, automação de processos, processos de fabricação, marketing, usinagem, conformação e soldagem, CAD/CAM, sociologia, botânica aplicada entre outras disciplinas. Além do curso de tecnólogo existem cursos de nível médio, em média com 2 anos de duração, que também capacitam profissionais para trabalhar especificamente no mercado moveleiro.
Mercado de Trabalho

Opções
O mercado de trabalho para os tecnólogos em produção moveleira tem excelentes opções no mercado de trabalho, especialmente nos pólos moveleiros do país, que vem se destacando com a crescente exportação de móveis para os Estados Unidos e para a Europa.
Há boas oportunidades para os profissionais nessas regiões, tanto nas próprias indústrias moveleiras, atuando em todos os setores do processo de produção de móveis, desde o projeto até o controle de qualidade e a comercialização.
O profissional também trabalha em ferragens e indústrias que produzem matéria-prima, peças e acessórios para as indústrias moveleiras, além de trabalhar com a venda e assistência para o consumidor e com o marketing de móveis. Outro mercado para o profissional é nas empresas que trabalham com a criação de móveis sob medida para os mais diversos ambientes.