Muitas curiosidades sobre este passatempo tão divertido e que voltou á moda por causa da Copa do Mundo! Os álbuns de figurinhas tem bastante história para contar. Surgidos em 1867 durante uma exposição de Paris, onde cada pavilhão contava com uma coleção de cromos diferente, as figurinhas ganharam o mundo. A idéia de lançar álbuns que seriam completados com figurinhas que vinham dentro de produtos veio em 1872, quando a fábrica Liebig (empresa belga de extrato de carne) começou a lançar figurinhas junto com seus produtos. Foi em 1895 que a idéia pegou aqui no Brasil. As primeiras figurinhas falavam sobre a Marinha, e vinham em maços de cigarro.

Vida
No entanto, o primeiro álbum feito no Brasil surgiu apenas no século seguinte, em 1934. A responsável por trazer os álbuns para cá foi a empresa ”A Hollandeza”, que lançou um álbum com o mesmo nome. Com a evolução dos álbuns as figurinhas passam a ser auto-adesivas, a partir de 1971 (em um álbum do campeonato italiano). A coleção “Amar é…” foi a primeira do gênero no país. De lá para cá, os mais diversos temas já foram abordados pelos livros ilustrados. Confira alguns:
Álbum Nazista
Adolf Hitler utilizou as figurinhas como modo de se promover. Em 1936, saiu um livro ilustrado com figurinhas dele em várias poses familiares e informais.
A Vez do Fascismo
Mussolini gostou da idéia e lançou um álbum durante a 2º Guerra Mundial, onde mostrava a suposta superioridade bélica dos alemães.

Trabalho
Propaganda á Brasileira
Durante o regime militar vários álbuns enaltecendo a pátria ou falando sobre “os deveres do cidadão” foram lançados.
Filhotes Fofinhos
Este álbum foi um grande sucesso no final da década de 80. O livro ilustrado trazia várias fotos de filhotes de gatos e cachorros, e algumas figurinhas vinham texturizadas, para delírio dos colecionadores.
Gang do Lixo
O álbum fez tanto sucesso nos Estados Unidos que até filme virou por lá. O livro saiu em 1900 no Brasil e também fez a cabeça da garotada por aqui. As figurinhas traziam trocadilhos bastante infames e imagens “chocantes”.
Garfield
O álbum do Garfield também foi sucesso. Lançado em 2007, as figurinhas vinham aromatizadas com cheiro das comidas prediletas do bichano, como a famosa lasanha e até café!

Curiosidades Sobre Álbuns de Figurinhas
Calafrio
Este álbum foi lançado em 1989, mesmo ano de lançamento do álbum “Filhotes Fofinhos”. As imagens eram arrepiantes, como crianças segurando a cabeça decapitada e piadas com a situação.
A brincadeira virou coisa séria para algumas pessoas, e algumas figurinhas hoje em dia valem milhares de dólares. A figurinha mais rara do mundo é a de Honis Wagner, atleta americano, que foi vendida pela internet pelo incrível valor de 1,65 milhões de dólares.
Andressa Silva.