A Química Presente no Cotidiano

Quando os livros de escola são deixados de lado, mal percebemos o quanto os estudos daquele tempo se relacionam com o nosso dia-a-dia. No entanto, basta olharmos ao nosso redor para reconhecer a cada passo as aulas de física, matemática, química… É a ciência que se faz presente em cada momento, participando da evolução das coisas e do mundo. Assim, resgatamos um tema dos bancos do colégio e logo encontramos um universo de relações com o cotidiano de todos: são os processos de separação de misturas. Aqui entram as técnicas utilizadas pelas indústrias de alimentos, vestuário, metalurgia, cosméticos e tantos outros. São muitas as formas de promover a separação de elementos, cada método dependendo do meio, dos produtos e de sua composição. Segue uma breve exploração sobre alguns dos processos utilizados para gerar mecanismos e fórmulas mais conhecidos com misturas heterogêneas e homogêneas.

Óxidos

Processos de Separação de Misturas

Sublimação:

Um processo que força a passagem da forma sólida à gasosa através de grande pressão e temperatura, destacando elementos como o iodo, que não entra em estado de vapor e se separa da mistura.

Decantação:

Utilizada nos processos de separação entre dois líquidos, ou mesmo para separar o líquido do sólido a partir da diferença da densidade entre os elementos. Para conseguir o feito, a mistura deve ficar em repouso por tempo variável. Após esse período, o elemento com maior densidade ficará depositado no fundo do recipiente, separando-se totalmente do outro.

Funções

Centrifugação:

A famosa técnica usada nas máquinas de lavar pode ser aplicada para separar misturas de líquido e sólido, quando este último é composto por partículas muito pequenas. Assim como se faz para separar a água da roupa, a solução é inserida em recipientes que giram em alta velocidade, fazendo com que as partículas fiquei depositadas no fundo.

Dessecação:

Com o uso de uma estufa, a mistura fica exposta a altas temperaturas, que evaporam o elemento líquido, separando-o do sólido. Esse processo é feito com o acompanhamento do peso da mistura, indicando que esta estará completamente separada quando o peso do elemento não mais se alterar.

Solução e Filtragem:

Algumas soluções agem como solventes para alguns componentes, nesse caso o mesmo deve ser aplicado à mistura, que dissolverá apenas um dos elementos, separando-o do outro. O filtro, por sua vez, retém as partículas na sua superfície, como um filtro habitual de café, por exemplo. Um dos elementos contém partículas maiores que o outro, promovendo a separação.

Cristalização:

Ao expor uma mistura composta por sólido e líquido-sólido às altas temperaturas, o líquido irá evaporar fazendo com que as partículas sólidas se cristalizem. Esse efeito ocorre no contato do sólido com o ar e o calor.

A Química Presente no Cotidiano

Destilação:

Ao separar dois líquidos solúveis, a destilação se baseia no tempo de ebulição dos elementos. Assim, ao colocar a mistura em processo de fervura, um dos elementos se mostrará mais volátil, evaporando antes que o outro.

Flutuação:

Analisando a densidade dos componentes, aqui o processo se dá através da aplicação de um líquido de densidade intermediária não-solúvel que, em contato com a mistura, fará com que seus componentes se separem.

Por Vivian Fiorio

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Curiosidades

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.