Redação: O Que é Uma Resenha e Quais São os Pontos Mais Importantes para Desenvolver Este Tipo de Texto?

Dentro das áreas das ciências da linguagem, gramática e redação, existem diversas regras e estruturas para analisar e também para elaborar diferentes tipos de texto existentes, como a crônica, a resenha temática, o resumo crítico, o texto crítico e vários outros.

Quando falamos de análise sintática ou análise morfológica, por exemplo, estamos falando da estrutura gramatical de um texto e estes elementos serão responsáveis pela coerência e pela coesão de seu texto, ou seja, do sentido de seu texto como um todo.

Contudo, dentro da literatura e da escrita, temos vários formatos, estrutura e tipos de texto, como por exemplo a poesia, a prosa, a carta, o ensaio, a resenha e inúmeros outros formatos. Alguns destes formatos textuais são:

  • Narrativa
  • Crônica
  • Resenha
  • Dissertação
  • Carta

No caso da reportagem de hoje, o foco será destinado às resenhas, especificamente, para compreender um pouco mais sobre como fazer uma resenha crítica de um filme, produzir um texto crítico para poder aplicar no vestibular e para escrever melhor de forma geral.

Para entender como começar uma resenha argumentativa, uma resenha acadêmica, a resenha crítica de um livro ou até mesmo qualquer espécie de resenhas críticas, é necessário compreender como se organiza este tipo de texto.

O Que Caracteriza uma Resenha?

De acordo com sua página no Wikipédia, onde podemos consultar a definição exata de resenha, podemos verificar que a resenha é um tipo textual que pretende trazer uma relação entre as propriedades de determinado assunto, objeto ou sujeito.

Portanto, de maneira simplificada, podemos notar que a resenha é um formato textual utilizado especificamente para desenvolver uma ideia e uma análise sobre as características de determinado objeto.

Por exemplo, um filme, uma música, um álbum, um livro ou até um artigo científico. A resenha, por tratar das propriedades e características de um assunto, acaba sendo enquadrado como um texto de opinião.

Isso quer dizer que as resenhas permitem um padrão de escrita menos rigoroso, de modo que não é necessário levar em consideração as normas da ABNT para iniciar sua resenha ou se pautar em um modelo de resenha crítica específico para fazer sua conclusão.

É claro que é importantíssimo ter domínio técnico do assunto quando a ideia é realizar uma resenha de determinado objeto. No entanto, a resenha é um texto que traz consigo uma liberdade maior para o escritor iniciar sua obra e elaborar uma síntese de sua análise crítica.

Com isso, ao conferir um exemplo pronto de resenha crítica para se inspirar e começar a elaborar seu próprio texto, é possível que você consiga analisar qual é o tipo de linguagem mais utilizado neste tipo de texto.

Porém, de maneira simplificada, a resenha nada mais é do que um texto de opinião que irá trazer as opiniões do autor sobre determinado objeto, assunto ou obra.

Quais São os Principais Pontos para Escrever uma Resenha?

Agora que entendemos que a resenha não requer uma estrutura textual tão rigorosa e específica para ser desenvolvida, é hora de compreender um pouco mais quais são os pontos e passos mais importantes para se produzir uma resenha de qualidade.

Diferentemente das dicas e pontos para escrever um artigo científico, a resenha foca um pouco mais na análise do conteúdo de maneira criativa e com argumentos sólidos do que na estrutura textual em questão.

O primeiro ponto é decidir se sua resenha será descritiva ou crítica. Ou seja, é importante decidir se o texto em questão terá um caráter técnico visando apresentar um produto, ou se a ideia é trazer a opinião do escritor em relação ao tema.

Além disso, existem alguns pontos essenciais para considerar ao escrever este tipo de texto, como por exemplo:

  • Entender o que é uma resenha
  • Conhecer as características de uma resenha
  • Aprender a fazer uma resenha descritiva
  • Aprender a fazer uma resenha crítica
  • Criar um roteiro ou um rascunho do texto

Como a resenha crítica e a resenha descritiva possuem ideias diferentes, a maneira de desenvolver cada uma também varia um pouco. Logo, compreender exatamente como apresentar e desenvolver cada um destes tipos é essencial.

Considerações Finais e Dicas Gerais

Além das dicas específicas para a produção de resenhas, assim como os outros formatos textuais, a resenha também depende da prática da escrita, do hábito da leitura e do domínio vocabular para ser um bom produto no final das contas.

Portanto, além de todas as dicas e pontos ilustrados ao longo do artigos, as dicas clássicas para a produção textual também se aplicam aqui, sobretudo cultivar o hábito da leitura e estar sempre escrevendo, para assim, desenvolver seu vocabulário e melhorar seus textos.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Cultura

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.