Quais São os Tipos de Ginástica Competitiva?

Quais São os Tipos de Ginástica Competitiva?

Independente da idade, a ginástica consiste numa ótima forma de exercitar o corpo. Além de também ser uma atividade que promove maior resistência física. A ginástica envolve inúmeras modalidades diferentes de exercícios, que utilizam os mais diversos tipos de equipamentos.

Contudo, a ginástica corresponde a um esporte que compreende, basicamente, dois tipos diferentes. São eles: a ginástica competitiva e a ginástica não-competitiva.

A ginástica do tipo não competitiva não tem como objetivo as competições. Ao contrário, ela visa mais qualidade de vida, a saúde e até mesmo a beleza corporal.

O que determina se uma atividade é ou não competitiva é o fato de ela participar ou não de competições, como é o caso das Olimpíadas, por exemplo. Os tipos de ginástica não competitivas são: cerebral, contorcionismo, localizada, laboral, ginástica pra todos e hidroginástica.

Enfim, no post de hoje, iremos conhecer um pouco mais sobre os tipos de ginástica competitiva e as suas principais características. Portanto, continue lendo e confira tudo com atenção!

Tipos de Ginástica Competitiva

Quanto à ginástica competitiva, ele também compreende vários tipos diferentes. São eles: ginástica rítmica, aeróbica, acrobática, artística e ginástica trampolim. Abaixo, iremos conhecer com mais detalhes cada um deles:

1 – Ginástica Aeróbica

Nas apresentações de ginástica aeróbica, os atletas devem executar movimentos bem difíceis, e que devem corresponder à interpretação do artista com a música que está acompanhando os movimentos. Além disso, essa modalidade também consiste em um ritmo bem acelerado, como aqueles usados em academias.

A Ginástica Aeróbica teve origem nos EUA. E ela nasceu devido a estudos que comprovavam a eficácia da aeróbica no emagrecimento.

Ainda de acordo com esses estudos, ficou comprovado também que essa modalidade de ginástica ainda oferecia benefícios para o coração por meio dos movimentos de dança, sempre sintonizados com a música que está sendo usada.

2 – Ginástica Rítmica

Ginástica Rítmica

Ginástica Rítmica

Os movimentos são a base da ginástica rítmica. Ela se traduz na ginástica contemporânea, moderna. Somente as mulheres praticam essa ginástica.

Durante as apresentações contemplamos, nada menos, que um espetáculo de dança, pois as ginastas ficam, o tempo todo, se movimentando durante as apresentações.

Na ginástica rítmica, usa-se os seguintes itens: bola, maçãs, arco, fita e corda. O início dessa modalidade como ginástica competitiva se deu no ano de 1948.

E, no decorrer dos anos, ela recebeu vários outros nomes. Apenas no ano de 1998, foi que a Federação Internacional de Ginástica (FIG), passou a chamar de Ginástica Rítmica.

3 – Ginástica Acrobática

O grande destaque da ginástica acrobática são os belos movimentos que os atletas devem realizar no solo, contando com o acompanhamento de uma música. Esse tipo divide-se nas categorias abaixo:

  • Dupla masculina
  • Dupla feminina
  • Dupla mista
  • Grupo masculino (que se compõe de quatro atletas)
  • Grupo feminino (que se compõe de três atletas)

A origem dessa ginástica é datada muitos anos atrás, quando era possível verificar os movimentos acrobáticos em festividades e danças do Egito, e também em outros países.

No caso da Europa, essa atividade era executada pelos saltimbancos. E foi por causa do circo que ela se tornou bem popular.

Ginástica Acrobática

Ginástica Acrobática

Uma curiosidade sobre essa ginástica é que, durante a Idade Contemporânea, as acrobacias foram usadas para a realização de treinamento de paraquedistas e aviadores. E foi no ano de 1974 que aconteceu o 1° campeonato mundial desse tipo de ginástica.

4 – Ginástica de Trampolim

Essa ginástica é aquela em que o atleta deve realizar uma série de acrobacias por cima de uma cama elástica. Nessa categoria, são realizadas as provas abaixo:

  • Trampolim individual
  • Mini-Trampolim
  • Tumbling
  • Trampolim sincronizado

Acredita-se que a origem dessa ginástica tenha se dado em espetáculos da França, onde era realizadas apresentações por meio de aparelho onde as pessoas davam saltos. Foi então que surgiu o trampolim portátil.

Dessa forma, entre as décadas de 40 e de 50, ocorreu a industrialização do trampolim pelo tricampeão da ginástica acrobática no solo. Foi então que essa modalidade de ginástica passou a ser divulgada.

Além disso, o trampolim também começou a ser usado no treinamento das Forças Armadas dos EUA. Assim, no ano de 1953, ocorreu a 1° competição internacional de trampolim sincronizado.

Porém, foi somente no ano de 2000 que a ginástica de trampolim começou a ser pratica nas Olimpíadas.

5 – Ginástica Artística

Esse tipo de ginástica requer que o indivíduo tenha bastante técnica. Além disso, há diferença entre as provas femininas e masculinas também. As provas femininas consistem nos seguintes exercícios:

  • Trave de equilíbrio
  • Paralelas assimétricas
  • Solo
  • Salto sobre mesa

Enquanto as provas masculinas são realizadas usando-se os equipamentos abaixo:

  • Cavalo com alças
  • Argola
  • Solo
  • Salto sobre a mesa
  • Barras

Quem exerceu maior influência sobre a ginástica artística foi o fundador da 1° escola de ginástica, Johann Friedrich Ludwig Jahn. Ele montou a escola numa floresta. E, para a execução das atividades, os alunos usavam tanto os recursos que a própria floresta lhes oferecia, como os equipamentos que Johann havia criado.

No entanto, à medida com que a ginástica foi se desenvolvendo, foi preciso criar novos equipamentos. Isso também serviu para tornar as atividades mais uniformes.

A principal característica da ginástica artística é a arte que os seus movimentos apresentam. Dessa forma, a prática dessas atividades requer que o atleta apresente um desempenho superior, de nível bem alto.

Origem da Ginástica

O desenvolvimento da ginástica se deu na Grécia Antiga, devido aos exercícios que os soldados realizavam, e que também incluíam acrobacias e habilidades.

Enfim, o termo ginástica vem da palavra grega Gymnastiké, que consiste na arte de dar ao corpo maior agilidade e também de fortificá-lo.

O seu início como esporte olímpico também se deu na Grécia, uma vez que já era usada no ano de 1896 nas Olimpíadas de Atenas, pelos gregos. No entanto, apenas os homens poderiam praticar. A participação das mulheres só foi liberada a partir do ano de 1928, em Amsterdã.

Apesar de muitas pessoas buscarem a ginástica para manterem o corpo em forma, e para emagrecer, ela também é uma arte, como vimos acima. Mas, para isso, é preciso ter muita disciplina e começar a praticar desde muito cedo, ainda criança.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Cultura

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.