Por Que o Cigarro Tem Alcatrão? Pra Que Ele Serve?

Geralmente quando se está discutindo o potencial maligno do cigarro para o organismo humano há uma tendência de focar na nicotina como grande vilã, mas ela não está sozinha nessa função. O alcatrão possui forte ligação entre o hábito de fumar e o surgimento de cânceres como o de pulmão, laringe e boca. Trata-se de um elemento bastante presente na fumaça do cigarro. Mas, será que você sabe tudo sobre ele?

O Que é Alcatrão?

O alcatrão de hulha consiste num líquido negro, bastante espesso e com odor forte. Essa substância é uma das três fações obtidas pelo processo de destilação da hulha. Cientificamente é uma mistura que possui uma complexa mistura de compostos aromáticos. Após ser destilado origina cinco frações que são: óleo pesado, óleo médio, óleo leve, piche e antraceno. Possui elevado valor comercial.

Mais de 4 mil substâncias compõem o alcatrão com destaque para os HPAs (hidrocarbonetos policíclicos aromáticos), o fato de ser uma combinação de substâncias o torna mais perigoso do que a nicotina que é uma substância em si. Fazem parte de uma família de compostos que tem como principal característica ter dois ou mais anéis condensados. Boa parte desses compostos é reconhecidamente cancerígena, ou seja, causa alterações nos genes das células com função de promover a divisão celular.

Alcatrão

Alcatrão

Dentre os HPAs um dos que mais despertam preocupação nos médicos é o benzopireno. Testes revelaram grande potencial desse ingrediente dar origem a cânceres em cabaias (ratos) pelo simples contato com a pele. Ainda na lista de componentes nocivos do alcatrão estão fenóis, nitrosaminas não voláteis, cresóis, íons metálicos além de compostos radioativos. Para se ter uma ideia pelo menos 60 dos componentes do alcatrão tem potencial cancerígeno.

Algumas Substâncias Presentes no Alcatrão

A seguir você poderá conhecer com mais detalhes algumas das principais substâncias nocivas que fazem parte da formulação do alcatrão.

Benzo-a-Pireno

Diversos estudos focados na fumaça produzida pelo cigarro comprovam que existem em sua formulação hidrocarbonetos policíclicos aromáticos, como já dito tem grande potencial cancerígeno.

Aminas Aromáticas

Na fumaça do cigarro estão presentes mais de 200 aminas dentre as quais estão: orto-toluidina, anilina, 2-naftilamina, N-fenil-2-naftilamina, 4-aminobifenila, orto-anisidina e 1-1-naftilamina. Todas essas aminas citadas tem potencial cancerígeno comprovado.

Cromo, Cádmio, Arsênio e Níquel

Metais pesados tem forte relação com a origem de câncer em seres humanos, em especial esses citados acima.

Benzeno

Benzeno

Benzeno

Já foi intensamente estudado devido a sua capacidade de causar câncer em seres humanos.

Nitrosaminas

O tabaco possui nitrosaminas específicas com elevado potencial cancerígeno para seres humanos com destaque para: N-nitroso metil propilamina, N-nitrosometil etilamina e N-nitroso piperidina.

Alcatrão no Cigarro

Cigarro na Mão de um Homem

Cigarro na Mão de um Homem

Uma das formas mais comuns de contato do ser humano com alcatrão é através do fumo de tabaco e na fumaça produzida pelo cigarro. O alcatrão é o principal elo entre o hábito de fumar e o surgimento de câncer como o de pulmão, laringe e de boca. Já foram realizados inúmeros estudos que comprovam o surgimento de mutações genéticas nas células provocando mudanças nas células responsáveis pela divisão celular.

As células passam então por um processo de divisão descontrolado que contribui para o aparecimento de tumores. Parte do alcatrão fica retido no filtro do cigarro e outra parte fica impregnada no pulmão do fumante. O alcatrão também pode ser encontrado no carvão mineral, motivo pelo qual a ocorrência de cânceres é relativamente comum em trabalhadores de minas de extração de carvão.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Curiosidades

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.