Paracetamol

Paracetamol é um dos remédios mais populares no mundo, a droga além de ser apresentada com o próprio nome, paracetamol, integra a composição de um grande numero de outros medicamentos usados para febres, resfriados, dor de cabeça, dores musculares, etc., e também utilizados juntamente com outras medicações em caso de outras doenças para aliviar os sintomas e mal estar decorrentes, sendo prescrito tanto para adultos quanto para crianças. No entanto pesquisas realizadas nos Estados Unidos e publicadas recentemente em uma revista médica do “New York Time” confirmam preocupações antigas de parte da comunidade médica de que o paracetamol utilizado em demasia pode acarretar em dependência da droga e lesões ao fígado e outras doenças no órgão.

Paracetamol

Paracetamol

Alguns dos cientistas que participaram da pesquisa de mercado chegaram a recomendar que a agência americana que fiscaliza e regulamenta os alimentos e fármacos daquele país proibisse a venda de alguns remédios populares que contem a substância. Os resultados dos estudos mostram que o paracetamol é a substância responsável pela maioria dos casos de insuficiência hepática que acontece nos Estados Unidos, sendo que no ano de 2003, mais de 50% dos problemas de fígado em pacientes monitorados pelo grupo de estudo tiveram como causa principal o paracetamol, enquanto que no ano de 1998 não chegava aos 30%. Os riscos que o paracetamol podem causar a área saúde dos usuários estão diretamente ligados a quantidade do produto que é ingerida.

Overdose

Overdose

Uma vez que até 08 comprimidos da droga podem ser tomados diariamente, enquanto que 20 comprimidos no dia são o bastante para causar uma insuficiência hepática com graves conseqüências para o paciente, e que pode levar até o óbito. No entanto é preciso muita cautela, pois a dosagem máxima varia de acordo com os indivíduos e pode ser bem menor em algumas pessoas, no entanto a média máxima permitida para qualquer pessoa é de 4 g. de paracetamol por dia. Enquanto nos Estados Unidos existem restrições ao uso do paracetamol, com tarja preta indicando que não deve ser administrado com bebida alcoólica, em Londres na Inglaterra os comprimidos tem apenas 500 e 360mg e só é permitida a venda de uma caixa por mês a cada pessoa.

Dosage

Dosage

No Brasil tem comprimidos de paracetamol de até 750mg, que são vendidos livremente nas farmácias e indicados para quaisquer tipo de dor. O alerta dos cientistas chega em uma hora apropriada, onde o mundo lamenta a morte de um astro da musica pop, Michael Jackson, que ao que tudo indica foi causada pelo excesso de medicação. A população do Brasil e dos EUA tem uma grande tendência a auto-medicação, e o paracetamol pode ser um grande vilão dos hipocondríacos. É importante as pessoas perceberem que o paracetamol é um bom remédio e seguro, mas deve ser tomado com prescrição médica e quando há necessidade, o que não é seguro é procurar dicas de segurança por intermédio de si própio com a auto-medicação.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Saúde

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.