Loucuras de Bêbado

O Alcoolismo é uma doença que tem afetado milhares de pessoas ao redor do mundo, e no Brasil isso não é diferente. O alcoolismo ocorre quando o indivíduo passa a ter dependência do álcool em seu dia a dia, e ao contrário do que muitos pensam, a mesma é tida como enfermidade pela OMS – Organização Mundial da Saúde.

A utilização descontrolada, constante e progressiva das bebidas alcoólicas pode vir a atrapalhar seriamente o funcionamento saudável do corpo, acarretando consequências sérias e, em muitas situações, irreversíveis. A pessoa passa a depender do álcool, e causa prejuízos em todos os campos de sua vida, profissional ou pessoal, afetando suas relações familiares, amizades e tudo o mais.

Quando Se Está Abusando do Álcool?

Abusar do consumo de álcool é totalmente diferente de ser alcoólatra, pois não está inserida uma incontrolável vontade de beber, dependência física ou perda de controle quando se bebe. Além disso, o abuso de bebidas alcoólicas tem menor probabilidade de conter tolerância que o individuo alcoólatra, que possui a necessidade de tomar cada vez mais doses para se manter alcoolizado.

Possíveis Complicações

O Álcool e seus efeitos

O álcool que faz parte das bebidas que são ingeridas é o etanol, uma substância que resulta da fermentação de produtos naturais. Por exemplo, o álcool que aparece na pinga ou aguardente é conseguido a partir da fermentação feita da cana-de-açúcar, enquanto que aquele que compõe a cerveja vem do processo de fermentação da cevada. Quando se ingere a bebida, o etanol passa a ser digerido diretamente no estômago e posteriormente tem sua absorção feita no intestino. Por meio da corrente sanguínea esse álcool chega até o cérebro.

Doenças Causadas pelo Álcool

  • No estomago, o álcool pode causar a Gastrite
  • No fígado é responsável pela Hepatite Alcoólica
  • No pâncreas pode causar a Pancreatite
  • Já no caso dos nervos, o excesso de álcool pode ocasionar a Neurite.

Com o passar do tempo, o álcool causa a sobrecarga de todos os órgãos, especialmente no fígado, já que ele é o responsável pela remoção das toxinas produzidas ou ingeridas pelo organismo durante a digestão. Desta maneira, quando se tem uma dosagem alta de álcool na circulação sanguínea, o fígado fica sobrecarregado para executar a metabolização. O exagero de álcool no corpo causa muitos outros problemas.

Os Riscos do Abuso de Álcool

Ainda que o álcool seja perfeitamente acolhido no meio social, ele oferece uma enormidade de riscos tanto para aqueles que fazem uso da substancia quanto para aquelas que estão por perto.

Se formos prestar atenção, muitas brigas, acidentes trânsito, comportamentos estranhos, dificuldades de relacionamentos, violência doméstica, dificuldades no trabalho, como alterações na reação, percepção e reflexos, ampliando as probabilidades de se cometer um erro no trabalho ou acidente, são causados em decorrência do abuso de álcool.

Sintomas de Alcoolismo

Todos conhecemos o significado do termo alcoolismo. Entretanto, poucos conseguem ter a dimensão real do problema. O alcoolismo é a dependência do álcool e não está relacionado ao comportamento comum das pessoas que vão, vez ou outra, até o bar para tomar uma cervejinha.

Ao contrário, os alcoólatras passam nos bares e lanchonetes e bebem até que o dono do estabelecimento pare de lhes vender bebida alcoólica, e para saber se a pessoa é dependente ou não, vejamos os itens abaixo:

Desejo ou necessidade incontrolável de ingerir bebida alcoólica a qualquer hora do dia ou da noite. Há uma total de falta de controle, desde que se começa a beber não há como parar, é um desejo irrefreável de consumo, perde-se a vergonha, o nível, e todo o comportamento passa a ser aceitável.

Os alcoólatras sofrem com sintomas relacionados à abstinência (falta de álcool no organismo)como suor excessivo, náusea, ansiedade e tremores. Esses sintomas passam a ter alívio apenas depois da ingestão do álcool ou através do uso de algum tipo de droga sedativa

A pessoa tem a necessidade crescente de tomar sempre mais e mais, não importando o quanto seja. É importante salientar que esses sintomas podem acontecer conjuntamente ou não, variando de pessoa para pessoa.

O alcoolismo não tem relação com a bebida que a pessoa ingere, nem há quantos anos ela ingere álcool ou nem mesmo com a quantidade ingerida. Entretanto, está diretamente ligado à incontrolável necessidade por álcool. Estas informações nos auxiliam a entender porque grande parte dos alcoólatras não consegue vencer o vício contando somente com suas próprias forças, é uma doença! Esses indivíduos estão à mercê da compulsão pela ingestão de álcool, um grau de vontade que se apresenta tão enraizado quanto a fome ou a sede.

Perguntas Importantes Para um Autodiagnostico

  1. Você se irrita quando as pessoas tecem criticam quanto a seu modo e quantidade que bebe?
  2. Já percebeu que precisa diminuir a quantidade de bebida ingerida?
  3. Você já se teve sentimento de culpa por causa da bebida?
  4. Já ingeriu bebida alcoólica no período da manhã para curar uma ressaca ou para manter-se mais tranquilo?

Se você disse “sim” a apenas uma das perguntas, isso já indica que há algum problema. Por isso, é fundamental que se busque ajude médica, para encontrar as causas dessas respostas. Um profissional especializado pode ajudar na determinação de um possível problema com a bebida, e ajudar num diagnóstico preciso.

Tratamento

Hora de Pedir Ajuda

Entender que se precisa de ajuda para resolver determinado conflito com o álcool pode não ser algo fácil. Entretanto, saiba que, quanto mais rápido você for à busca de auxilio, melhores e maiores serão as probabilidades de se recuperar prontamente.

Qualquer problema que sinta em discutir o assunto com um profissional pode atrapalhar na recuperação e deixar o problema ainda mais sério e aprofundado. Temos em nosso meio, a fantasia de achar que problemas com álcool com fraquezas morais, e, em razão disso, a pessoa se sente envergonhada e humilhada diante da situação, somente buscando ajuda quanto a doença já está fartamente enraizada.

Buscar resolver esse problema é a chance de se ter as rédeas da vida totalmente à mão, sem se deixar levar pelo descontrole do álcool, sem deixar que ele leve para longe sua família, seus amigos, enfim, as pessoas que mais o amam.

Loucuras de Bêbado

Loucuras de Bêbado

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Saúde

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.