Bafana Bafana

Este é o apelido pelo qual a seleção Sul-Africana é carinhosamente chamada em seu país. A palavra Bafana significa “garotos”, então a expressão Bafana Bafana quer dizer Garotos Garotos.

Garotos

História

No século XIX já havia uma expressiva representação de futebol na África do Sul, mas sempre houve uma forte e oficial discriminação racial naquele país, e até o começo dos anos 90 não existia sequer uma seleção, da mesma forma como não havia nenhuma federação. Negros e brancos tinham suas próprias seleções, times e associações. Em 1892 era fundada a chamada Federação Branca; em 1903 a Federação Hindu; em 1933 a Federação Bantu e 3 anos mais tarde surgia a Federação Parda. A única destas federações que foi legitimada pela FIFA, no ano de 1958, foi a federação Branca, e neste mesmo ano o país sofreu a expulsão da Confereração Africana de Futebol – CAF. Dois anos mais tarde foi estabelecido um prazo de 1 ano para o fim das discriminações na seleção, mas isto não chegou a ocorrer. No ano de 1961 a seleção branca sofreu suspensão, situação esta que só foi reestabelecida no ano de 1963. No ano seguinte foi reimposta formalmente a suspensão, pela FIFA.

Novos tempos

Com a extinção do apartheid no ano de 1991 surgia uma Federação e uma Seleção multiculturais, que foram reconhecidas a seguir. A primeira disputa desta nova seleção ocorreu pelas eliminatórias da Copa de 1994, vencendo por 1 X 0 a seleção de Camarões, em 1992, mas apesar disso eles não se classificaram. O primeiro título ocorreu no ano de 1996 quando a seleção disputava a Copa das Nações Africanas. Dois anos mais tarde disputavam a Copa de 1998, e em 2002 ocorreu a primeira vitória em mundiais, 1 x 0 em cima da Eslovênia. Mas apesar disso a desclassificação veio ainda na primeira fase.

Seleção

Copa de 2010

Da mesma forma que nós, brasileiros, temos uma intensa rivalidade com a Argentina, os vizinhos do continente africano também possuem antipatias, diferenças, etc., mas apesar disso, todas as diferenças e desconfianças parecem se dissolver quando o assunto é futebol, pelo menos durante a Copa do Mundo foi assim. A torcida não é unânime, mas o apoio dedicado aos Bafana Bafana que foram eliminados ainda na primeira fase do mundial, foi transferido para Gana, aos Estrelas Negras, que foram os últimos a sair da disputa.

Gana

A paz tão buscada

Por eventos como este é que os esportes são considerados como pacificadores, assim como promovem a paz entre continentes, o mesmo acontece, proporcionalmente em escala mundial, entre os participantes de todos os cantos do mundo. Sabe-se que este sentimento é intenso durante as disputas, mas aos poucos vamos conhecendo e reconhecendo um pouco da história e da cultura dos demais, e assim vai surgindo uma aproximação que pode ser benéfica para todos.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Futebol

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.