Síndrome Hepatorrenal

Síndrome Hepatorrenal

A síndrome hepatorrenal apresenta-se como uma insuficiência renal, sem a presença de uma lesão em rins e que acomete pacientes que apresentam um quadro severo de doença hepática, seja esta aguda ou crônica, sem a manifestação de nenhum tipo de doença renal orgânica, o que nos leva a pensar melhor em como cuidamos de nossa saúde. Simplificando podemos afirmar que a síndrome hepatorrenal é uma insuficiência da unção renal que acontece em pacientes que tem doenças crônicas ou agudas no fígado, sem a presença de nenhuma doença nos rins e nenhuma lesão nesses órgãos. Nesses casos é a patologia do fígado que compromete os rins.

Síndrome Hepatorrenal

Síndrome Hepatorrenal

Causas da Síndrome Hepatorrenal

A síndrome hepatorrenal acomete pacientes com doenças hepáticas graves, agudas ou crônicas que tem em conseqüência desses distúrbios a função renal bastante diminuída, o que se manifesta frequentemente pela diminuição da produção de urina, fazendo com que os resíduos nitrogenados se acumulem entrando para a corrente sanguínea e caindo no sistema circulatório do paciente, o que tem o nome de azotemia. No entanto, apesar da incidência da síndrome nos pacientes que manifestam esse quadro, a sua causa ainda não é considerada pelos médicos e cientistas como exata, existem muitas dúvidas e perguntas que precisariam ser respondidas.

Diagnóstico

Diagnóstico

Ainda não está claramente definida pela área de saúde a relação entre os rins e o fígado, apesar de que na síndrome hepatorrenal estar comprovado que há uma acentuada redução do fluxo de sangue para os rins. Isso se comprova com os pacientes que passam por um transplante de fígado, por exemplo, onde se pode observar que os rins voltam naturalmente a funcionar de maneira correta após o transplante, demonstrando que a estrutura renal não estava comprometida, permanece normal mesmo durante o desenvolvimento da síndrome, mas que esta estrutura renal estava sendo seriamente atingida pelo problema que se desenvolveu no fígado.

Cirrose

Cirrose

Incidência e Tratamento

A síndrome hepatorrenal acomete cerca de 4 pessoas em um universo de 10 mil, e o que é mais grave é o fato de ser considerada irreversível na maioria dos casos. Como é normalmente uma conseqüência da insuficiência renal grave em pacientes que possuem quadros patológicos de doenças provocadas pelo alcoolismo como hepatite alcoólica, cirrose ou insuficiência hepática aguda e outras doenças severas têm alto índice de mortalidade. Seu diagnóstico não é fácil e se dá quando são excluídas outras causas para que a insuficiência renal aconteça.

Saúde

Saúde

O tratamento para a síndrome hepatorrenal de dá através do uso de medicamentos, diálise em alguns casos específicos e de intervenção cirúrgica, através do transplante de fígado, intervenção esta que trás uma sobrevida de 60% dos pacientes, pois melhorando a função hepática normalmente a insuficiência renal é revertida. O transplante de fígado é atualmente o único tratamento efetivo e definitivo para a síndrome, e o diagnostico precoce como em todas as doenças, pode aumentar muito as expectativas de vida dos pacientes.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Doenças

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.