Alcoolismo

Alcoolismo é definido como o consumo exagerado e/ou regular de bebidas alcoólicas e os problemas relacionados e decorrentes. Pode ser descrito como o vício da ingestão regular de bebidas alcoólicas. O alcoolismo tem diversas variantes, existe o abuso que o consumo excessivo, mas não regular, a abstinência e a dependência. As conseqüências mais comuns e diretas são a embriaguez que é a intoxicação do organismo pelo álcool, as crises de amnésia que consistem na perda parcial da memória, e os distúrbios de diversas natureza como alucinações, demência, distúrbios de humor, ansiedade, distúrbios sexuais, delirantes, de sono, e outros não especificados. Há também o delirium tremens que pode levar o usuário a morte.

Um dos grandes males das últimas décadas é o alcoolismo. Embora hoje haja grandes campanhas e leis que combatam o vício da bebida, o crescimento do número de pessoas alcoólatras é alto, trazendo somente tragédias e decadência para suas vítimas, que perdem pouco a pouco a saúde para o álcool. Os fatores que levam alguém para o álcool são muitos, tanto quanto levam alguém para outros vícios, como veremos adiante.

A primeira coisa a se entender sobre o alcoolismo é saber identificá-lo. Embora existam pessoas que bebam com frequência, geralmente em bares, festas e grandes eventos, ou mesmo em casa, nem sempre elas são alcoólatras, apesar de ultrapassarem os limites que levam a ressacas e situações constrangedoras.

Alcoolismo

Alcoolismo

O alcoolismo traz prejuízos imensuráveis a sociedade, seja pelos danos a saúde dos usuários que se tornam alvo de muitas doenças oportunistas além das doenças características e próprias do alcoolismo, como hipertensão, doenças de fígado, enxaqueca, cirroses, etc., danos sociais pois muitos indivíduos depois de algum tempo e com a dependência do álcool ficam imporssibilitados de trabalhar e também os danos a estrutura familiar e a seus entes queridos. Uma família com um dos seus membros sofrendo de dependência de drogas ou de álcool está fadada a passar por sérias dificuldades e problemas de todas as ordens. Muitos casamentos terminam em divórcio por conseqüência do uso de álcool, com o aumento de violência doméstica contra seus cônjuges e filhos, experiências dramáticas e marcantes para toda a família. Além desses graves prejuízos sociais vale salientar que depois do tabagismo o alcoolismo é em todo o mundo um dos problemas que acarreta mais custo aos governos, muito maior que aqueles causados pelo consumo de drogas.

Mas o que classifica alguém como alcoólatra principalmente é a alta dependência, que acarreta em crises de abstinência, perda temporária de memória, embriaguez, e mudanças súbitas de humor, beirando à demência. Quando todos estes fatores estão unidos ao consumo excessivo de bebidas alcoólicas, um sujeito é diagnosticado com alcoolismo.

Tratar o alcoolismo de uma pessoa é uma tarefa complicada, sobretudo em seus primeiros estágios. Uma vez que os viciados não possuem noção do tipo de problema em que se encontram, ou mesmo possuindo consciência e não procurando ajuda, principalmente pelo fato de encontrarem nas bebidas o subterfúgio e o prazer perfeitos. É difícil convencer um alcoólatra de que ele precisa de ajuda.

Clínica Tratamento Alcoolismo

Clínica Tratamento Alcoolismo

Existem muitas campanhas mundiais acerca do uso dessas substancias, cigarro, álcool e drogas. Muitos pregam a legalização das drogas, o que para muitos seria uma medida eficiente para terminar com o trafico e ter seu consumo sob controle, além do que seria uma medida para diminuir a violência urbana. Outras correntes, ao contrário, trabalham pela proibição inclusive do uso de álcool, considerada assim como o cigarro, drogas legais. A verdade é que legalizadas ou não todas essas espécies de substâncias químicas levam os indivíduos a dependência e trazem muitos prejuízos ao corpo e a mente dos seus usuários, para sua beleza e saúde. A diferença entre um cigarro de maconha e um simples cigarro é que os efeitos do primeiro são mais aparentes, com uma falta de controle, enquanto no segundo os efeitos são somente a saúde do indivíduo, mas ambos são drogas que viciam.

Outro impasse que os impede de tentar uma reversão deste quadro é o estigma social que irão arcar durante e após o tratamento: apesar da maioria das pessoas esconderem, o preconceito contra ex-alcoólatras é enorme, tanto quanto outros tipos de viciados. Em alguns casos, os “amigos” até incentivam uma volta às bebidas, acreditando no controle do ex-viciado em seus velhos hábitos.

Sintomas Alcoolismo

Sintomas Alcoolismo

Em estágios mais avançados, o alcoolismo pode levar suas vítimas a problemas ainda piores, como depressão, cirrose, câncer no fígado e transtornos de ansiedade e insônia. Em situações extremas, o vitimado pode chegar a crises convulsivas, por intermédio de pancadas ou uso abrupto das bebidas. Embora mais raros, overdoses também podem ocorrer, mas em todos estes casos, é necessário um rompimento rápido do alcoólatra com seu vício, pois caso contrário, apenas a morte o espera.

Tratamentos comuns contra o alcoolismo incluem a uso controlado de medicamentos, tanto para conter o desejo pelo álcool como para adaptar o corpo para desassociar a substância do metabolismo, já que em casos mais extremos, o organismo já reconheceu o álcool como parte de si, e retirá-lo resulta em problemas de abstinência que atrapalham a recuperação do paciente, alterando a estrutura psicológica. Tudo isto precedido, entretanto, de um acompanhamento psiquiátrico, para que parta do paciente a vontade de se desapegar de uma vez das bebidas.

Se a legalização é o caminho para o controle das drogas ou não, essa é uma discussão que a sociedade precisa participar, o importante é que se tomem posições para diminuir o numero de pessoas que destroem suas vidas e de suas famílias pelo alcoolismo e pelo uso de drogas que não são a resposta pra nada.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Saúde

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.