O que é Sinestesia?

Conheça o estranho distúrbio que faz as pessoas misturarem os sentidos!

A sinestesia é um distúrbio de origem neurológica que faz com que determinados estímulos provoquem reações em sentidos que não deveriam corresponder ao estímulo recebido.

Isso significa que uma pessoa sinesteta pode sentir as coisas de maneira diferente, misturando os sentidos ou relacionando os sentidos a determinados estímulos, como por exemplo, alguém que sente o cheiro das letras do alfabeto.

Em pessoas que não possuem sinestesia, os estímulos atingem a área correta de processamento do cérebro, o que não ocorre com sinestetas – neles os estímulos entram no cérebro e se “perdem” lá dentro, acionando áreas do cérebro que não deveriam.
No total, já foram identificadas 61 tipos possíveis de sinestesia, mas esse número pode ser maior. É possível também que uma mesma pessoa possua mais de um tipo de sinestesia.

Os cientistas ainda não sabem o que provoca as sensações sinestésicas, mas já descobriram que a genética é um fator determinante, estando presente em no mínimo três cromossomos. Por isso, é comum que várias pessoas de uma mesma família possuam o problema.

O uso de drogas pode provocar sensações de sinestesia por algum tempo, mas essas sensações serão aleatórias, ou seja, se uma pessoa estiver sob o efeito de alucinógenos ela poderá sentir o cheiro de feijoada do nome “Ana”. Passado algum tempo, e novamente sob o efeito do alucinógeno, a mesma pessoa pode sentir o cheiro do nome “Ana” como sendo cheiro de rosas. Com um sinesteta de verdade, isso não ocorre: o nome terá sempre o mesmo cheiro.

Sinestesia

Conheça algumas das sensações sinestésicas mais comuns:

– Cores Alfanuméricas

É o tipo mais encontrado, e ocorre quando o córtex visual não consegue processar a letra ou número e associá-lo a cor que ele tem realmente: o cérebro associa aquela letra ou número com uma cor específica.

Alfanumerica

– Nomes e personalidades

Outro tipo comum de sinestesia, acontece quando o sistema límbico passa a associar um nome, som ou fonema com uma personalidade, como por exemplo acreditar que toda Maria é legal.

Todas são Legais

– Sons cheirosos

Este tipo de sinestesia faz com que a pessoa associe determinados cheiros a barulhos e vice versa. Um cheiro agradável, por exemplo, pode ser associado a uma melodia suave. Já um odor desagradável pode ser associado com barulho. Esta sensação é provocada pela confusão do córtex auditivo com os receptores olfativos.

– Cheiros emocionantes

Neste tipo, a pessoa sente um cheiro e a associa com uma emoção, tudo por causa da confusão que o sistema límbico faz com os receptores olfativos.
Alguém pode sentir cheiro de sorvete sempre que estiver alegre ou o contrário, ficar alegre sempre que sentir cheiro de sorvete.
Andressa Silva.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Doenças

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.