Os Doze Trabalhos de Hércules

Hércules, filho de Zeus com uma mortal, é um dos mais famosos personagens da mitologia grega. Símbolo da força grega, era um herói ideal em seu tempo, invencível e inclemente em batalha. Ficou famoso através dos lendários doze trabalhos, conjunto de peças escritas que chegou até os dias de hoje através de fragmentos e recopilações. Obra esta que narra a jornada do herói para vencer as provações impostas por Hera, esposa de seu pai Zeus, enciumada pela traição de seu marido. A deusa impôs a ele servir ao vil rei Euristeu cumprindo diversas provas até se ver livre da pena por crimes cometidos sob influência do poder da própria Hera.

Os Trabalhos

  1. Vencer o leão da Neméia – O leão tinha a pele impenetrável, então Hércules não teve escolha senão estrangular a fera. De sua pele fez sua famosa roupa e proteção.
  2. Matar a hidra de Lerna – A hidra era um réptil monstruoso que  tinha nove cabeças e ainda o poder de crescer duas cabeças novas caso uma fosse cortada. Hércules contou com ajuda para poder cauterizar os ferimentos da criatura a cada vez que decapitava o monstro.
  3. Capturar a corsa de Ártemis – Era a corça mais rápida de todas, sagrada para Ártemis, e Hércules não só teve que persegui-la por muito tempo, como também quase teve de enfrentar a fúria da deusa, ao enfim capturar o animal.
  4. Capturar o javali do Erimanto – Um javali gigante que aterrorizava a região do Erimanto, Hércules teve de levá-lo vivo à presença do rei Euristeu que se acovardou diante do suíno e escondeu-se em um jarro.

Heróis

  1. Limpar os estábulos do Rei Augias – Os estábulos do rei estavam imundos além do poder de qualquer um limpar, e Hércules ainda tinha de fazê-lo em um único dia. Conseguiu o feito desviando um rio com sua força e trabalho.
  2. Matar os pássaros do Estínfalo – Eram aves sagradas do deus Ares, com penas metálicas cortantes. Hércules espantou-as com som e então abateu-as com seu arco.
  3. Capturar o touro de Creta – O touro feroz aterrorizava Creta até que Hércules obteve permissão do rei e o capturou levando paz a região. Uma das possíveis origens do touro está relacionada à lenda do minotauro.
  4. Roubar as éguas de Diomedes – Diomedes era um rei maligno que alimentava suas éguas com carne humana. O herói dos doze trabalhos deu a ele o mesmo fim que ele dava a seus inimigos, servindo-o às éguas.
  5. Obter o cinto da rainha das amazonas – A rainha Hipólita da tribo guerreira das amazonas possuía um cinturão que era muito cobiçado, isso até Hércules vencer as amazonas e levá-lo como prova de seu trabalho feito.
  6. Conseguir o gado do gigante Gerião – O gigante Gerião e seu cão pastor de duas cabeças guardavam um enorme rebanho de gado. Hércules teve de vencê-los mas um de seus maiores problemas foi reunir o gado perdido durante o trajeto de volta.
  7. Roubar a maçã do jardim das Hespérides – Hércules só conseguiu completar este trabalho trocando de lugar com o titã Atlas, que segurava os céus, para que este buscasse a maçã. Atlas quase não quis voltar a seu posto, mas Hércules convenceu-o.
  8. Capturar e levar consigo o cão Cérbero – Cérbero era o cão de Hades, deus do submundo e era uma espécie de guardião nessa terra sombria. Ainda assim Hércules conseguiu vencer a fera e subjugá-la, desarmado.

 

Os Doze Trabalhos de Hércules

 

Influências

As aventuras de Hércules tiveram inúmeras influências na cultura até os dias de hoje. De esculturas e filmes a até mesmo um livro de Monteiro Lobato (Os doze trabalhos de Hércules) em que ele se aventura em companhia dos personagens do sítio do pica-pau amarelo.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
História

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.