Herpes Genital

O que é herpes genital?

Herpes é uma doença sexualmente transmissível, e que pode afetar a saúde de homens e mulheres.  É uma doença benigna causada pelo vírus Herpes simplex 1 e 2. Essa doença ocasiona a infecção da mucosa genital, tanto do homem quanto da mulher, e se manifesta quando a imunidade do corpo encontra-se baixa. Ela produz umas pequenas bolhas que coçam e depois estouram virando feridas que se espalham pelas partes genitais. Depois que entra em um organismo dificilmente ela será eliminado, pois se aproveita das células do organismo da pessoa infectada para se multiplicar, e por se esconder dentro das raízes nervosas o sistema imunológico não tem como se defender.

Como são as lesões

As lesões são pequenas vesículas que se distribuem pelas genitálias, masculina e feminina, e são como um buquê. Às vezes elas podem ser internas e se expandirem para o ânus e nádegas. Elas têm uma aparência avermelhada e provocam coceira e dor. As lesões do herpes genital costumam desaparecer espontâneamente mesmo sem tratamento algum, mas só nos indivíduos imunocompetentes. Porém, nos portadores de HIV elas ficam enormes, extraordinárias. A primeira infecção do herpes genital pode ser extremamente agressiva e ficar por muito tempo no organismo, porque o vírus é um elemento estranho para o corpo e o organismo não teve tempo ainda para que o sistema de defesas naturais consiga combater. Já as que não são primárias costumam ser mais leves porque o organismo já detectou e, assim, combate com mais facilidade, mas sempre com o risco de reaparecer, basta estar com as defesas baixas.

Quais são os sintomas?

Podem aparecer ardor, prurido, algum formigamento e gânglios inflamados com erupção cutânea, por ser uma doença de pele. Esses são os sinais mais comuns da infecção. As manchas vermelhas que aparecem mais tarde evoluem para bolhas agrupadas como se fossem um buquê, depois essas pequenas bolhas estouram, criam cascas e cicatrizam, mas o vírus vai para a raiz nervosa até alojar-se num gânglio neural, até a próxima infecção.

Sintomas

Sintomas

Qual é o tratamento?

O aciclovir é uma droga usada para o tratamento do herpes genital, ele precisa da ação enzimática do vírus para poder destruí-lo ou impedir que a cadeia de reprodução comece a agir, mas se o vírus estiver no gânglio neural esse medicamento não faz efeito. A melhor maneira de prevenção do vírus é usar preservativo nas relações sexuais e evitar vários parceiros. A mulher portadora do vírus da herpes genital deve informar seu médico, pois mesmo sem lesões a doença fica presente no organismo e pode ser transmitida. No caso de engravidar deve-se também procurar seu ginecologista para tomar certas medidas de precaução e evitar o contágio do feto. Sexo seguro é a melhor maneira de evitar doenças sexualmente transmissíveis.


Categoria(s) do artigo:
Doenças

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *