Doença de Pele

Dermatologia é a especialidade médica que cuida da investigação, diagnóstico e tratamento dos diferentes tipos de doenças de pele, além de prescrever e recomendar medidas preventivas. A pele recobre todo o corpo humano, sendo o seu maior órgão, e com funções muito importantes na manutenção da saúde e beleza humana.

Suas principais funções são a proteção contra ações externas e contra micro-organismos, tem a função de regular a temperatura do corpo, armazenamento de gorduras com reserva de nutrientes e produção de vitamina D. Além disso, a pele é um órgão sensorial, responsável pelo tato, é através dos sensores da pele que percebemos o frio e o quente e podemos nos proteger. 15% do peso do nosso corpo é constituído pela pele,  que tem três camadas: epiderme, derme e hipoderme, sendo um órgão bem mais complexo do que nos parece.

Doença de Pele

Doença de Pele

Por se tratar de um órgão tão extenso, com tantas funções importantes e estando exposto a tantas agressões externas, é normal que a pele apresente uma série de doenças, que têm diferentes causas e que precisam de tratamento adequado. O maior vilão contra a pele são os raios ultravioletas, que causam uma série de problemas, que podem ir desde manchas até o desenvolvimento do câncer de pele. As doenças de pele mais comuns, e nem por isso menos graves, são: herpes, dermatites, psoríase, lúpus, acne, câncer de pele, eczemas, hanseníase, vitiligo, entre outras.

Confira abaixo algumas das doenças de pele mais comuns com informações a seu respeito.

Herpes

É uma doença viral, recorrente e contagiosa. Ocorrem lesões que se manifestam na região genital masculina e feminina e na mucosa da boca. A herpes ainda não tem cura e normalmente é benigna, no entanto, em alguns casos, podem ocorrer complicações neurológicas. O vírus fica no corpo da pessoa por toda a sua vida e quando baixa a imunidade ele se manifesta.

Dermatites

Existem diversos tipos de dermatites, a mais comum é a dermatite de contato, que se trata da reação alérgica da pele ao contato de algum elemento ou substância. Pode ocorrer edema, vermelhidão, descamação, coceira, bolhas com inflamação, rachaduras. Pode acontecer em qualquer parte do corpo e ser desencadeada a qualquer tempo.

Psoríase

A psoríase é uma doença de pele genética e não contagiosa. Caracteriza-se pelas manchas vermelhas que aparecem pelo corpo, com intensa descamação. As manchas podem ser pequenas e passar despercebidas ou ainda podem ser grandes e afetar partes extensas do corpo. Os locais mais comuns para o aparecimentos das placas são os joelhos, couro cabeludo, cotovelos e o dorso. A psoríase causa inflamação na pele que fica vermelha. O tipo de tratamento depende do estágio da doença, que pode ser tratada, mas não tem cura.

Lupus

Lúpus eritematoso é uma doença de pele bastante rara, que atinge principalmente mulheres entre 20 e 40 anos. Consiste em manchas vermelhas que se instalam, principalmente, nos locais que ficam expostos ao sol como rosto, colo, braços e também couro cabeludo. O local inflama, tem escamações e aumenta de tamanho, deixando cicatrizes. O lupus é uma doença de pele que não tem cura, e acontece por um descontrole do sistema imunológico da pessoa. O dermatologista deve indicar o tratamento adequado que deve ser seguido rigorosamente, do contrário pode haver o comprometimento de órgãos vitais do organismo.

Acne

A acne é uma doença da pele causada pela produção elevada de secreção pelas glândulas sebáceas que provoca a inflamação dos poros da pele, causando o aparecimento de espinhas, pontos escuros e bolhas. Podem acontecer em qualquer idade, contudo são mais frequentes na adolescência, quando começa a aumentar a produção de hormônios sexuais. As espinhas ou bolhas nunca devem ser espremidas, e, normalmente, uma higiene adequada com boa limpeza da pele várias vezes ao dia resolve o problema, do contrário o paciente deve procurar um dermatologista.

Câncer de Pele

O câncer de pele é o tipo de câncer mais comum em pessoas de pele branca, e 90% dos casos é atribuído à exposição excessiva ao sol. São 3 as espécies do câncer de pele mais comum, o carcinoma baso-celular, que é o tipo mais comum e afeta principalmente pessoas claras que se expõe com regularidade ao sol, como agricultores, pescadores, operários, etc. Surge normalmente depois dos 40 anos no rosto, pescoço ou colo, como um nódulo ou uma ferida que não apresenta cura. Não esqueça que o tratamento no início é seguro, simples e com alta probabilidade de cura.

Outra espécie também comum é o carcinoma espinocelular, atinge o mesmo grupo, mas normalmente aparece em idade mais avançada. Surge normalmente sobre cicatrizes de queimaduras, queratoses, fistulas e outras. É um tipo de câncer de pele mais agressivo que o primeiro, se desenvolve mais rapidamente, aparece como um nódulo que pode sangrar com facilidade. Diagnosticado precocemente tem elevadas chances de cura, se não tratado pode desenvolver metástases em outros órgãos distantes.

O último tipo é o temido melanoma, o tipo de câncer de pele mais agressivo e perigoso para o homem. Acontece geralmente em grupos mais jovens e parece estar relacionado à exposição esporádica ao sol e queimaduras solares. Pode aparecer sobre a pele limpa, sem sinais ou cicatrizes e em qualquer local do corpo, seu aspecto é variável e pode ser uma mancha ou sinal. O tratamento é cirúrgico, e quando é feito na fase inicial, em que o tumor tem uma espessura fina, as chances de cura são boas, no entanto, quando o tumor já está mais grosso a chances são muito reduzidas, além da possibilidade de metástases em outros órgãos.

Eczemas

Eczemas são lesões na pele que podem ter causas diversas. Começam com um vermelhão no local afetado que logo fica inchado para depois ocorrer o aparecimento de pequenas vesículas com infecção e acúmulo de líquido. Pode haver a formação de uma crosta, o local fica dolorido e com coceira. As causas podem ser desde origem interna até estresse, menstruação, e as crianças também podem apresentar esse problema. Se o problema não for resolvido com uma pomadinha apropriada deve-se procurar um dermatologista.

Hanseníase

Hanseníase ou lepra é uma doença infecciosa e contagiosa que tem cura. Apesar de não ser fatal, a hanseníase é uma doença de pele grave, pois se não tratada pode causar deformações e a invalidez do paciente, além de ser altamente contagiosa pelas vias respiratórias. Os principais sintomas da hanseníase são a falta de sensibilidade em determinadas áreas do corpo e o surgimento de manchas que começam a ficar vermelhas. Com o tempo, há o comprometimento dos nervos. A Hanseníase é a doença mais antiga que se tem noticias no mundo, e em alguns lugares ela é endêmica. Existem 3 tipos de hanseníase, mas apenas a minoria das pessoas expostas ao bacilo vão desenvolver a doença, que hoje é tratada com antibióticos e tem cura.

Vitiligo

O Vitiligo é uma doença que causa manchas brancas na pele das pessoas, especialmente nas mãos, braços, pés e rosto. Não é contagioso, não é hereditário, não tem nenhuma consequência conhecida e também não se sabem as causas. Vitiligo ainda não tem cura, existindo diversos tratamentos para amenizar as manchas. Essa doença aparece mais comumente entre 10 e 15 anos e depois entre os 20 e 40, destruindo as células responsáveis pela pigmentação da pele. A doença também não está associada a nenhuma outra doença de pele.

Em todos os casos de doenças de pele, é importante procurar o dermatologista, sem esquecer que a pele é um importante órgão do corpo humano. E especialmente tomar muito cuidado com as exposições ao sol, usar filtro solar sempre, e evitar os horários prejudiciais à saúde.

288 comentários

  1. oii começou a aparecer umas manchas clara no meu rosto e nessas partes nao esta nacendo cabelos brancos ugente

  2. esta nacendo pelos brancos e pretos

  3. ola tenho uma amiga que as vezes aparecem umas manchas avermelhadas e com caroços no mesmo local, alem disso é uma dor insuportável que quando aparece em suas pernas e pés ela quase nem consegue andar, e mais, essas manchas seguido de caroços aparecem e somem com frequência por todo o corpo dela, e ela também já passou em vários Médicos e ate agora não achou o diagnostico disso, alguém poderia nos ajudar?
    Ela acha que esse problema é dos nervos corporais dela.
    Alguém sabe oque poderia ser isso?
    Obrigado pela atenção.

  4. mais eo que eisso por que da isso nas pessoas

  5. Nilce Aparecida Vieira

    Ha tempos, trato de psorise. Já usei várias pomadas, medicamentos, injeções.Agora saiu pela segunda vez um
    vermelhidão. E o médico disse que não é psoriase, socorro me ajudem .

  6. Tenho manchas vermelhas na pele que conforme passa o tempo entao aumentando e tendo coceiras q causao feridinhas.
    E parece q a outra perna tbm esta indo pro mesmo caminho e oumentando. O que devo faze. Estou dessesperado pois não consigo ir pro medido com medo do q seja.

  7. Oi eu tenho manchas nu corpo todo e fazem muita comixao.

  8. gostei muito do saite

  9. tenho manchas vermelhas pra baixo de olho que não sai de jeito nenhum ja foi medico ja fui no bensedor ja foi em todo que é lugar a resolve tomei remedio passei pomada não resolve não sei o que fasso mais ja fais mais de um mes que não vou na escola não sei mais o que faso.

  10. apareceu um mancha vermelha no meu dedo indicador nao doe nao cossa

  11. tania mara francisconi baldin

    bom dia,apareceu duas manchas avermelhadas,no local (caroço)duro o espaço entre as duas é de 5cm,o (caroço)é individual.nao coça,nao doe,mas estou assustada,as manchas estao na coxa,tenho a pele clara,pois nao tomo sol.pode ser cancer pois tenho 46 anos e a minha mae morreu de cancer no pancleas?obrigado

  12. ola eu tenho varias manchas brancas nas pernas já usei vários medicamentos mas nada adiantou e fui em vários dermatologista e nunca me passarão um tratamento certo para sumi-las as manchas estão aumentando de tamanho e e as vezes eu fico desesperada se vou fica por resto da vida com essas manchas nas minhas penas.me ajudem por favor.

  13. é muito triste quem sofre desses tipos de doenças!!!

  14. Oi eu estou com varias bolinhas parece bolas de queimaduras e a cada dia almentao mas e cossao estao por todo meu corpo ate no rosto.
    o que seria isso??

  15. tenho uma prima com caroços no rosto e no corpo inteiro do tamanho de grão de bico,dizem que é um tipo de cancer e não tem cura, será que não tem mesmo?
    gostaria de ajudá-la mas não sei como, me ajudem,
    obrigada,francisca

  16. ola eu tenho umas bexigas que tao sempre cheias de uma agua que pega ja fui ao medico ele passa tantos remedios e nada e tenho no corpo todo e da inmensa comichao alguem sabe o que e por favor ajudei me

  17. MANCHA BRANCA COM COCEIRA NAS PARTES INTIMAS

  18. adorei muito inspirador

  19. minha pele apresentar muito vermelhidao se me exponho ao sol pode ser qualqeur hora o q significa e tambem sempre uso filtro solar pq entao essa sensibilidade pode ser algum poblema

  20. apareceu-me umas manchas vermelhas na pele, principalmente na parte branca onde nao se apanha sol, a 1º que apareceu foi numa das mamas no qual nao desapareceu, cada vez ta maior, nao tao avermelhada ja ta com outra cor, entretanto apareceu mas sempre onde ponho o sutian, nas costas so na parte branca onde ta o sutiam gostaria k me ajudasse obrigado

  21. boa noite ! na verdade é uma pergunta, neu tinho descibriu que estava com cancer a mais ou menos dois anos, infelizmente ele veio a falecer, mas desde então minha tia tem tido umas reações estranhas, O ROSTO DELA E BOA PARTE DO CORPO FICA CHEIA DE BOLINHAS VERMELHAS E OS OLHOS DELA NA PALPEBRA FICAM COMPLETAMENTE ROXOS, SABES ME DIZER SE REALMENTE PODE SER DO SISTEMA NERVOSO ? OBRIGADA !

    1!

  22. oi gent ,minha filha é portadora de dermatite do tipo grave ,ela tem acompanhamento no IMIP.Valéria Ribeiro leva tua filha p/ Dra Matilde.

  23. boa noite,
    há uns seis anos luto contra um problema de pele. surgiram com pequenas bolinhas como se fossem espinhas e agora estão se espalhando principalmente pelas minhas pernas.a pele começa a coçar muito então elas aparecem e quando espremo sai uma massinha. já fiz tratamento mas não consigo ficar curada. os médicos dizem que se trata de um fungo e receitam pomadas que não resolvem o problema. Não sei mais o que fazer estou ficando com a pele toda manchada alguém por favor pode me ajudar?
    obrigada.

  24. Tenho manchas na pele começa com uma bolinha contendo aguá ou mesmo sangue da cor primeiro vermelha depois fica roxa, coça bastante. Já faz anos que vou a dermatologistas diferentes e ainda não deram conta corretamente.Evito comer amendoim, carne de porco e diminui bastante de comer carne vermelha. Parece ser linquem plano, os remédios que tenho tomado não teen surtido efeito, Estou fazendo novos exames inclusive do figado. Estou buscando novas orientações de repente um nome de um medico
    que possa ter interesse de resolver o meu problema.

  25. oi tenho uma vo que esta com 48 anos,nela apareceu uma manchinha redonda bem na ponta da cicatriz da cirugia de pedras no rim e outra na munheca.Oque e´?

  26. Nossa está aperecendo varias manchas nas minhas pernas e não sei o que faço,elas somem e aparece….tem algumas que coçam outras naõ,o que devo fazer gente?são avermelhadas e só aparecem nas pernas estranho não é?

  27. Tambem estou com bolinhas vermelhas no corpo q n coçam estou com medo alguem me ajude

  28. Parabéns pela página, bem elucidativa, muito obrigada.

  29. nossa aquelas doenças são muito cabulosas eu conheci uma pessoa com psoríase.

  30. Tenho a pele clara minha pele é muito sensivel o meu nariz é sempre vermelho tenho muito medo que seja alguma coisa rui o que devo fazer

  31. fucccccj ccyucyfccccc©← yi

  32. tenho macha vermelhas na custeletas emtre a barba e a orelha que comeca pquena e estao almentando e tambem no naris e na testa e na testa e no naris ficam bem gurdurosos e brilhosos diante desce sintomas o qual procedimento devo toma

  33. TENHO UMAS MANCHAS CLARAS E COM PONTINHOS DENTRO DAS MANCHAS, SÓ NOS BRAÇOS, NÃO COÇAM
    JA TOMEI REMÉDIO E ESTOU PASSANDO POMADA MAIS AS MANCHAS NÃO DESAPARECEM. AS MANCHAS NUNCA FORAM VERMELHAS E POR ALGUM TEMPO APARECEM CAROÇOS (POUCO) PRÓXIMO AS MANCHAS, ESTES COÇAM MAS DEPOIS DESAPARECEM.

  34. hummm!!!
    Essas doenças são muitos ruins.

  35. Bom dia apareceu no meu corpo umas,bolinhas parecidas com cravos e coçava e virou tipo um calombo alto e ficou vermelho. O que pode ser?

  36. tenho manchas na pele que quando fico exposta no sol ficam vermlha elas são amarrãosadas

  37. tenho 20 anos e a um ano apareceu no meu tornozelo uma mancha vermelha de aspecto rugoso como se fosse pequenas ondas que engroçam toda vez que eu arranho, fui em um especialista, mas ele não me deu um diagnósco. Essa mancha que começou na perna direita almentou e já tem uma maior na perna esquerda, ela só aparece do joelho pra baixo, elas coçam quado o clima está quente.

  38. Olá, quero ajuda de vocês. tenho uma reação alérgica que não tem mais remédio que eu use, desisti de ir ao médico, pois não tenho como comprar mais remédios, a reação é nas pernas com inchaços nos tornozelos, dentro das coxas,nos cotovelos descendo para o antebraço e nos dedos indicadores. Por favor me respondam e me digam que providência tomar. desde já meus agradecimentos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>