Doença do Pâncreas

O pâncreas é uma importante glândula do corpo humano, escondida e silenciosa o seu bom funcionamento é vital para a saúde do organismo. O pâncreas pode sofrer diversos problemas, alguns destes resultantes da ação do próprio paciente, como o alcoolismo. Atualmente com o auxílio da moderna tecnologia já se pode diagnosticar com segurança diversas doenças que atingem o pâncreas e a ação terapêutica é eficaz na maioria dos casos.

Sistema

Sistema

O Pâncreas

Diz-se que o pâncreas é um órgãos oculto, pois se localiza numa região profunda do abdômen, atrás do estomago. No adulto seu tamanho pode chegar a 25 cm, e é responsável pela produção de enzimas e líquidos digestivos que misturam-se aos alimentos no intestino, digerindo as gorduras, carboidratos e proteínas que devem ser absorvidas pelo organismo. Também é função do pâncreas produzir insulina responsável por regular o açúcar do sangue. São muitas as doenças que atingem o pâncreas, algumas bastante sérias, entre elas se destacam a Diabetes Mellitus Deficiência enzimática; Pancreatite aguda ou crônica e o Tumor de pâncreas.

Doença do Pâncreas

Doença do Pâncreas

Diabetes

A diabete Mellitus é uma doença grave, crônica e até hoje não tem cura, portanto o paciente pecisa se manter em tratamento durante toda a vida. A causa da maioria dos casos de diabetes é a deficiência de insulina, no entanto os cientistas não descobriram até hoje porque as células param ou diminuem a produção de insulina. Sem a insulina a glicose se acumula no sangue, e para regular esse quadro os pacientes necessitam de doses diárias de insulina que é administrada através de injeções. A falta e insulina e os níveis altos de glicose no sangue acarretam com o passar do tempo diversos prejuízos ao bom funcionamento do corpo humano, notadamente aos rins,olhos, coração, as pernas e nervos do corpo.

Corpo Humano

Corpo Humano

Pancreatite

Esta doença acontece quando há uma inflamação severa no pâncreas. As principais causas dessa inflamação são álcool, pedra na vesícula, dependências de drogas, trauma, hereditariedade e gordura no sangue. Essa doença tem tratamento e o principal sintoma é dor forte no abdômen e inchaço. A pancreatite crônica é causada principalmente pelo consumo de álcool e seus sintomas também são dor forte e recorrente, e o tratamento é clinico.

Insuficiência Enzimática

As enzimas digestivas são responsáveis pela fragmentação das dietas de carboidratos, proteínas e gorduras dos alimentos, quando não há a produção de enzimas o organismo não consegue absorver esses nutrientes dos alimentos, resultando em perda de peso e até desnutrição. Os sintomas são a própria perda de peso e diarréia recorrente, o tratamento é com a ingestão de enzimas via oral.

Tumores

O paciente pode desenvolver tumor pancreático benigno não causando maiores problemas, sendo o tratamento simples. No caso de câncer de pâncreas o tratamento é bastante difícil, sendo a cirurgia a única possibilidade eficaz.


Categoria(s) do artigo:
Doenças

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

  • tenho diabete tipo I,tomo rémedios para controlala,depois que fiz uma dieta ,estou notando que o açúcar do sangue abaixou e notei que podemos melhorar a saúde ,com uma boa alimentação que melhora bem.

    Raquel 29 de setembro de 2010 9:29
  • Oi!!!Minha amiga adoeceu com fortes dores abdominais, daí foi ao hospital e lá fizeram uma cirurgia de apendicite, só q ao abrir perceberam q ñ era , depois de quinze dias foi diagnosticado uma doença no Pancreas, inclusive ela se encontra enternada com a glicose alta entre outras coisas, gostaria q vcs mandassem alguns toques q podessem ajudá-la a sair deste quadro.Obg. a todos.Fiquem com Deus.

    Maria Selma de Sá 11 de dezembro de 2010 15:17
  • oi meu nome e simone to sofrendo muito tenho um prima que hoje ta no hospital com 30% de sobrevivi ela e diabetica os orgos estao compremitido ta com enfaquecao generarisada pancreas ta compremitido esta se demanchando ja feis um cilugia esta com a barriga aberta vai fazer outra os medico eestao fazendo de tuda pra que sobrevivi eka so tem 24 anos

    simone 9 de janeiro de 2011 1:56
  • ooi, eu gostaria de saber um pouco mais sobre o pâncreas pois estou fazendo um trabalho de escola , e precisava saber um pouco mais sobre doenças que atinge e a função e tambem o que podemos fazer pra evitar essas doenças .

    fernanda 22 de março de 2011 21:45
  • Olá, gostaria de saber sobre uma inflamação que estou no pancrea: Tive varias dores abdominais e na ultima crise foi diagnosticado uma leve inflamação no pancreas pois estou com pedras na visicula e uma esta em deslocamento para o pancrea. Qual o risco de ter uma nova crise antes de conseguir uma cirurgia ? Estou tomando antibioticos e remedios para dor. Corro algum risco grave?
    Obrigado

    Regina Magalhaes 31 de maio de 2011 19:41
  • ola,já fiz uma videl laparascopia onde me foi retirada a vezicula,hoje sinto muitas dores no lado esquerdo abaixo do estomago .corro risco de ter um cancer?

    EDILSON 20 de outubro de 2011 23:51
  • eu tenho diabeti por mas que eu faço dieta nao consigo baixala alquem pode me ajudar

    sebastiao fausto 14 de abril de 2012 9:06
  • Boa tarde,
    Minha mãe fez um ultrassom e o laudo foi de Lesão nodulosa no corpo pancreático. Agora estamos aguardando o resultado de uma ressonância magnética. Gostaria de saber quais as possibilidades de ser um problema grave.

    Claudia B 19 de junho de 2013 14:55
  • Ola. nota 10 para o esclarecimiento sombre o páncreas.

    Marta 25 de outubro de 2013 10:04
  • eSTOU COM UMA DOR LATERAL DIREITA e pode ser no pancreas //Vi uma foto nesse site fui encaminhada p/uma endocoscopia estômago, tem lógica ?

    VALERIA 14 de dezembro de 2013 22:57
  • Minha irmã sentiu dores abdominais fez um ultrassom e o laudo foi de Lesão nodulosa no corpo pancreático. Agora estamos aguardando o resultado de uma ressonância magnética.Antes ela babia muito. Gostaria de saber quais as possibilidades de ser um problema grave.

    Edgete 7 de março de 2014 17:59
  • Minha irmã sentiu dores abdominais fez um ultrassom e o laudo foi de Lesão nodulosa no corpo pancreático. Agora estamos aguardando o resultado de uma ressonância magnética.Antes ela bebia muito. Gostaria de saber quais as possibilidades de ser um problema grave.

    Edgete 7 de março de 2014 18:01

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *