Diabetes

Diabetes é mais freqüentemente conhecida pelas pessoas como a doença do açúcar no sangue. Na realidade a doença que tem o nome científico de diabetes mellitus é uma disfunção do organismo que leva a problemas na produção da insulina. A doença então atinge diversas áreas do metabolismo do corpo humano, como no caso da glicose ( açúcar ), gorduras, e, até mesmo das proteínas. O diabetes é uma doença grave, que afeta terrivelmente a Saúde e Beleza do doente e altera definitivamente sua condição de vida. O diabetes do tipo I é auto-imune, geralmente decorrente de condição genética. O diabetes do tipo II é provocado por um estado físico causado por problemas como obesidade e sedentarismo.

Diabetes

Diabetes

E há ainda o diabetes gestacional e algumas outras formas da doença associadas a usos de medicação, problemas endócrinos e outros. É bom ter um bom Cardápio Regime para tentar evitar a diabetes ou até mesmo para controlá-la. Esta doença é uma das maiores preocupações da Organização Mundial de Saúde – OMS – já que atinge milhares de pessoas no mundo todo. Tem se tornado comum atualmente seu diagnóstico inclusive em crianças. Como o diabetes é uma doença que pode se instalar silenciosamente, deve-se tomar cuidado em observar quaisquer sintomas, e se estiver enquadrado em fator de risco, como o genético ou o físico; fazer exames de controle.

Tipos de Diabetes

Tipos de Diabetes

Os sintomas de pessoas que apresentam diabetes são bem característicos e fáceis de identificar. Ocorre muita sede, muita vontade de urinar e aumento na freqüência e quantidade da micção, dormência nas extremidades do corpo, fadiga e indisposição, visão embaçada, aumento de apetite acompanhado de perda de peso, dificuldade de coagulação do sangue. Para quem não apresenta sintomas, mas é sedentário, o conselho é proceder a exames de glicemia anualmente. Com essa Área da Saúde não dá pra brincar. Caso a doença já tenha se instalado, deve-se observar alterações de humor do paciente, pois o diabetes pode levar à depressão. O tratamento do diabetes tipo II, se não forem altas as taxas e se o organismo reagir bem; pode ser feito com base em dietas e um programa de exercícios. Já o diabetes tipo I, geralmente é tratado com medicamentos.

Tratamento

Tratamento

Os medicamentos em um primeiro momento podem ser os hipoglicemiantes ingeridos por via oral e que tem como objetivo restaurar as funções da produção de insulina. Caso o doente não responda, aí sim será feito o tratamento medicamentoso com insulina. Quem tem diabetes deve ter muito cuidado com ferimentos nas extremidades, principalmente nos pés e pernas em razão da falta de coagulação do sangue que gera problemas de cicatrização. A prevenção do diabetes é possível, já que a maioria dos casos é da doença adquirida e não da auto-imune. Portanto, controlar o peso, fazer exercícios e ter uma alimentação balanceada é a atitude correta. Observe seus familiares, proponha uma vida com atitudes mais saudáveis e previna o diabetes em sua casa. A prática de Esportes pode ser um bom remédio para a saúde, afinal Esporte É Saúde!

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Doenças

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

Deixe um comentário