Independência de Kosovo

Dia 17 de fevereiro de 2008 o primeiro ministro Hashem Thaci, após o resultado da assembléia parlamentar que aprovou por 109 votos a independência de Kosovo, anunciou solenemente ao povo: “Nós, os líderes do nosso povo, democraticamente eleitos, através desta declaração proclamamos o Kosovo um Estado independente e soberano. Essa declaração reflete a vontade do nosso povo.”

Indepêndencia no Kosovo

Indepêndencia no Kosovo

A independência de Kosovo é mais um capítulo da desintegração da antiga Iugoslávia que teve inicio na década de 90. O país na época era composto por croatas, albaneses, macedônios, montenegrinos, eslovênios e sérvios, que com o colapso sofrido pelo socialismo que os mantinha coesos e em paz, sob a égide do comunismo, passaram novamente a se enfrentar, desencadeando varias guerras. Entre diversos motivos para o conflito existem os interesses econômicos e geográficos além das divergências de religião da cultura industrial, política e cultural, que faz com que esses povos, as tribos balcânicas, vivam em constante conflito.

Imagens

Imagens

Assim a Nação dos Bálcãs se desintegrou, primeiramente com a independência da Eslovênia no ano de 1991, nesse episódio houveram apenas 10 dias de conflitos até a paz voltar a se instalar. A Croácia declarou a sua independência no mesmo ano e foram então 4 anos de conflitos armados, em 1992 foi a vez da Bósnia se tornar independente e se seguiram 3 anos de lutas. No ano de 2001 a Macedônia declarou a sua independência, então de forma pacifica. Em 2003 a Iugoslávia oficialmente deixa de existir e o território remanescente passa a ser a Sérvia e em 2006 Montenegro. No inicio de 2008 Kosovo declara então sua independência da Sérvia, passando a ser o sétimo país do que seria a antiga Iugoslávia.

Guerra

Guerra

Para chegar a independência de Kosowo, que por enquanto é unilateral, foram vários anos de lutas e conflitos na região que vive em estado de tensão. A intolerância entre sérvios e albaneses é um problema sério e que perdura há séculos. Em Kosovo 90% da população é albanesa e 10% remanescente é de sérvios que residem nas províncias da região norte do país e que resistem em defesa do território, que é considerado como o berço da cultura religiosa e sérvia. Na ultima década cerca de 200 mil sérvios foram obrigados a deixar suas casas a então província de Kosovo, pelos extremistas albaneses.

A declaração de independência de kosovo, apesar das divergências ainda existentes, traz a esperança de que finalmente a região dos Bálcãs encontre a paz e assim consigam educar as crianças de seu povo, depois de tantos anos de sangrentas batalhas em nome da divergências étnicas, políticas e religiosas. Agora o governo de Kosovo deverá elaborar a constituição do país e estabelecer os símbolos nacionais e tentar recuperar a região dando novas perspectivas de vida aos seus cidadãos.

O novo governo de Kosovo após a independência, terá grandes desafios: recuperar a economia do país que é uma das menos desenvolvidas da Europa, desenvolver o avanço da tecnologia no país, criar empregos para mais de 60% da população que atualmente encontra-se desempregada.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Notícias

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.