Gripe Aviária no Japão

O vírus da gripe aviária se espalhou há alguns anos se espalharam por pela Coréia do Sul, China, Indonésia, Tailândia, Vietnã e Japão e já causou muitas mortes, pois foi se transformando e atingindo as pessoas e apesar do grande combate que foi dado não deixou de fazer vitimas nos países pelos quais se espalhou. Depois de dois anos sem incidência de gripe aviária no Japão, este ano de 2009, volta a causar preocupações aos agentes de saúde deste país, pois que o vírus desta terrível doença foi novamente detectado em uma fazenda com criação de codornas na localidade de Toyohashi e outra na província de Aichi bem no centro do Japão. A primeira fazenda onde foi encontrado o vírus está sob rigoroso controle e já se sabe que o risco de complicações da gripe é baixo, pois a variante do vírus é H7N6 felizmente é considerado pouco perigoso para as pessoas, pois esta espécie é de difícil transmissão para seres humanos.

Trabalho

Trabalho

O governo já ordenou o abate de milhares de aves na tentativa de impedir que a gripe viária no Japão se alastre e tome proporções que possam se tornar perigosas. Entre os anos de 2003 e 2007 o Japão teve vários focos deste vírus em seu território, porém nunca aconteceram mortes entre os japoneses que tenham sido causadas por este vírus embora tenham sido afetadas pela variante H5N, que é uma das formas mais violentas que já apareceu.

Gripe Aviária

Gripe Aviária

Nesta ocasião milhares de aves atingidas pela gripe aviária no Japão foram eliminados, porém em escala bem menor que os outros países onde a gripe se fez presente. O certo é que casos como estes requerem uma ação rápida da área saúde embora a grande dificuldade para se determinar que criações inteiras sejam exterminadas como se fossem animais perigosos, mas a verdade é que mesmo não o sendo se tornam um grande risco na medida em que algumas espécies do vírus podem atingir e matar pessoas.

Brasileiro

Brasileiro

Hoje a gripe aviária no Japão volta a preocupar esta comunidade já tão envolvida que está com a crise mundial. Porém sabem as autoridades japonesas que independente de demissão do Japão devido à crise, cuidar das questões relacionadas com a saúde pública é de fundamental importância e este é um caso que atinge não só um determinado país, pois sendo uma doença característica das aves sua transmissão é muito fácil de acontecer devido a locomoção desse tipo de animais ser de difícil controle. Felizmente para todos nós o Japão é um país que dá muita importância a estas questões e por isso é de se esperar que logo o problema esteja sanado como aconteceu das outras vezes em que a gripe aviária no Japão se fez presente e que foi prontamente combatida.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Doenças

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário