Pouca Escolaridade e Baixa Renda Sofrem Com Crise

Segundo radiografia do Ministério do Trabalho, em toda a Crise Econômica que se abateu sobre a economia mundial os trabalhadores que possuem pouca escolaridade e tem renda mais baixa são os que mais sofrem com a crise, pois foram eles os que mais perderam espaço no mercado formal de trabalho, isto durante o ano de 2008. Diante de dados como este fica difícil sequer imaginar o que pode acontecer com pessoas que nem mesmo sabem Como Vencer a Crise ou o que fazer diante deste quadro desanimador.

Pouca Escolaridade e  Baixa Renda Sofrem Com Crise

Pouca Escolaridade e Baixa Renda Sofrem Com Crise

Os números divulgados todos os anos pela Rais que é a Relação Anual de Informações Sociais mostram o quanto a crise teve um efeito devastador nos últimos seis meses do ano passado com as demissões chegando a um patamar ameaçador, mas apesar de tudo o numero de trabalhadores formais aumentou em quase 5% neste mesmo ano. Entretanto é importante notar que houve uma grande retração no numero de empregos para pessoas com menos qualificações e, portanto com menores salários também, ao passo que aumentou as ofertas de vagas para trabalhadores com escolaridade e renda maior.

Escolaridade

Escolaridade

Isso deixa claro que a pouca escolaridade e baixa renda sofrem mais com crise, pois a própria Rais mostra claramente que a partir do ensino médio incompleto houve aumento crescente na oferta de empregos para todas as faixas de escolaridade, no entanto aqueles que ficavam abaixo desta linha tiveram uma perda na oferta de empregos, tanto maior quanto mais baixo o nível de escolaridade. Essa gente desprotegida e pobre levou O Verdadeiro Pé na Bunda durante esta crise e se para eles existe uma Luz no Fim do Túnel, esta é voltar às classes escolares e se profissionalizar, pois sem isso poucas chances poderão ter num mundo que cada vez exige mais. A Pura Verdade é que essa crise puniu de maneira cruel quem ganhava menos e era menos preparado por ter menos escolaridade. Sinceramente este é um fato que ainda me choca, ver trabalhadores para fazer os serviços mais simples que somente seria necessário a prática, terem a exigência do ensino médio no mínimo enquanto que para políticos basta saber assinar o nome.

Baixa Renda

Baixa Renda

Por conta desta inversão e como os trabalhadores com pouca escolaridade e renda mais baixa, de até três salários mínimos, são os que mais sofrem com a crise por conta da perda de empregos enquanto a mão de obra um pouco mais qualificada e também que ganham melhor ocupa estes postos de trabalho tirando a vez dos mais pobres, cresceu a média de renda dos trabalhadores tendo o ano passado ficado superado à inflação. O salário médio no Brasil que era de R$ 1.443,77 passou para R$ 1.494,66 tendo assim um ganho real de 3,52%. Muita gente se pergunta se Dinheiro Traz Felicidade? É muito fácil responder que não quando não se sofreu falta total deste, mas pergunte a um trabalhador com pouca escolaridade e baixa renda que perdeu o emprego para outro mais bem preparado profissionalmente e vais ver que esta é uma Resposta Difícil de dar e que muitas vezs pode nos deixar Quebrando a Cabeça.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Brasil

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.