Solução Para a Fome no Brasil

O termo “fome” é utilizado para representar a sensação que é apresentada em um corpo, quando este precisa de alimento para restaurar as energias e prosseguir com seu bom e adequado funcionamento.

Mas, além do significado fisiológico, essa palavra é muito usada ao se falar sobre situações em que as pessoas se encontram em má condição de alimentação, sendo privados de se alimentar condicionando a má nutrição e o mal desenvolvimento, e é esse segundo caso que será tratado nesse artigo.

Em resumo, como já foi falado acima, a definição de fome pode ser especificada como a escassez de alimentos, quando essa afeta muitas pessoas, em uma extensão territorial considerável.
Estima-se que em todo o mundo existam cerca de 1 bilhão de pessoas passando fome, e esses casos tem como causas principais a pobreza, os conflitos políticos e ainda as possíveis condições negativas para o desenvolvimento agrícola.

Ampliando a visão um pouco mais, as causas gerais da fome podem ser divididas entre causas naturais e causas humanas.

Causas naturais: Essas causas geram impacto diretamente na produção agrícola, mais especificamente na agricultura e na pecuária.
Elas são descritas pelos climas que não são muito propícios, como secas e/ou inundações, terremotos, áreas vulcânicas, e também pragas da agricultura e enfermidades nas próprias plantas.

Causas humanas: Essas causas são um pouco mais abrangentes, elas englobam a má administração dos recursos naturais de um local, tal como possíveis conflitos civis e ainda a difícil posse dos meios de produção pelos trabalhadores rurais, ou outras pessoas que desejam, principalmente pela má distribuição das terras. – Esse caso é bem visível no Brasil, já que temos uma estrutura fundiária muito injusta, onde as grandes propriedades de terra estão concentradas nas mãos da minoria.

Outros problemas são a falha distribuição de renda em países subdesenvolvidos, e a deficiência em planejamento agrícola, que possivelmente tornariam as coisas muito mais fáceis.
Causas de fome no Brasil

Em nosso país, cerca de 10% das pessoas mais ricas possuem praticamente a renda total nacional, e por mais que isso não pareça influenciar diretamente a questão da fome no Brasil, a acentuada diferença social é a causa mais clara da fome no Brasil, além de algumas das causas naturais que foram citadas acima.

E por mais crítica que a situação pareça ser, as causas da fome no Brasil são temporárias, pois as crises econômicas e o alto índice de desemprego não são problemas sem solução, ainda que sejam bem frequentes. Então, a fome acaba sendo uma junção de todos esses problemas citados acima, gerando um ciclo.

O uso inadequado e a má administração dos recursos que a natureza nos oferece também é um problema. Além disso, o mal uso do dinheiro publico também influencia na fome do Brasil, surtindo efeitos principalmente para as pessoas mais pobres.

A má distribuição das terras, apresentada como causa humana em um dos tópicos acima, também é uma realidade brasileira. Desde a época da colonização europeia em nosso país, muitos indivíduos precisam lidar com a falha estrutura agrária em que foram sujeitados naquela época, seguindo até os dias atuais a grande concentração das propriedades de terra nas mãos de poucos donos.

Essa situação em que as terras se encontram distribuídas de uma forma injusta e desigual, tem como consequência a desigualdade na distribuição dos alimentos também. Esse caso faz com que sejam necessários movimentos sociais, como o Movimento dos trabalhadores Sem Terra (MST), que visam questões inerentes aos trabalhadores rurais que buscam a reforma agrária brasileira.
Ainda que com tudo que já foi falado, o cenário aparente não ser o mais positivo, o Brasil foi referência mundial no combate à fome. Em 2014, a Organização das Nações Unidas voltada para a alimentação e agricultura considerou que o Brasil caminhava na direção contrária da fome mundial, sendo provado por meio de estatísticas que os programas e ações geraram ótimos resultados. Portanto, ainda existem situações ainda mais precárias do que a do nosso país.

Solução Para a Fome no Brasil

A maioria dos especialistas consideram que a forma mais eficaz de solucionar a fome do Brasil sejam através de políticas públicas, que visem melhorar todo o aspecto social do país e redistribuam a renda de uma forma que seja benéfico para todas as pessoas.

Os programas que mais são pautados para essas melhorias são aqueles que englobam os aspectos de:

  • Distribuição de renda, onde são gerados empregos e consequentemente se aumenta a melhoria do poder aquisitivo de toda a sociedade;
  • Reforma agrária, que visa dar possibilidade de perspectiva para famílias sem terra, através da distribuição das terras que permitirão que essas pessoas produzam alimentos para toda a população.

Todas essas atitudes, além de promover a solução para a fome no Brasil, também garantem a segurança alimentar, que são normas de produção que fazem com que os alimentos sejam adequados e benéficos para o consumo.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Brasil

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários não estão liberados.