O Propósito da Visita de Hillary Clinton

O Propósito da Visita de Hillary Clinton

Recebemos no dia 03 de março a visita da secretária de estado americana Hillary Clinton. Depois de passar pelo Chile e averiguar os estragos do terremoto que devastou o país das cordilheiras andinas. E passar também pelo Uruguai para prestigiar a posse do novo presidente José Mujica, a ex primeira dama chegou ao Brasil. Em sua primeira visita ao país tupiniquim e a America Latina, a representante do governo americano vem tentar conseguir apoio para aprovar sanções ao governo do Irã pelo seu projeto nuclear.

O Propósito da Visita de Hillary Clinton

Os Estados Unidos afirmam que o governo iraniano está tentando construir sua primeira bomba nuclear, que o enriquecimento do urânio já ultrapassou o limite do necessário para os fins de consumo energético. O Irã se defende dizendo que seu programa nuclear tem exclusivamente fins pacíficos e que o país norte americano não tem que se meter em assuntos internos iranianos.

News

Lula Tem Suas Convicções

O Brasil entra na discussão do programa nuclear iraniano, pois tem uma cadeira não permanente no conselho de segurança da ONU, por isso, a opinião brasileira sobre a questão ganha importância. Lula diz que não é bom pressionar Mahmoud Ahmadinejad, segundo as próprias palavras do presidente “não é bom encostar o Irã na parede.” Celso Amorim, ministro das relações exteriores do Brasil, concorda com Lula e afirma que por enquanto não há o que temer do projeto nuclear iraniano.

Gallery

Em suma as autoridades brasileira e a secretária de estado americana concordam que a melhor forma de chegar a conclusão do impasse é discutir. Porém, a grande divergência está nos métodos para conseguir sucesso a partir destas conversas com o país do Oriente Médio. Os Estados Unidos defendem a idéia de impor sanções e restrições ao país Islâmico como forma de ser mais convincente em seus “pedidos”. Algo totalmente refutado pelo Brasil.

A Visita

O Programa Nuclear Brasileiro

O urânio e a energia nuclear vem ganhando espaço nas ideologias políticas brasileiras. Por muito tempo a energia nuclear foi tratada como vilã, muito disso em função do grave acidente em Chernobyl, onde o reator nuclear era guardado dentro de um galpão de alvenaria. Algo totalmente fora dos padrões de segurança, aliás, padrões que são seguidos rigidamente em Angra 1 e 2, usinas nucleares brasileiras. O Brasil possui uma das maiores reservas de urânio do planeta.

Imagem

E através do “jeitinho brasileiro” conseguiu produzir a técnica de enriquecimento de urânio mais barata do Mundo. Possuímos a tecnologia e o conhecimento para implementar mais usinas nucleares. Vale ressaltar que estas usinas poluem muito pouco, seu impacto ambiental é muito pequeno comparado a termoelétricas e hidroelétricas. Aliás, as afrontas a natureza devem ser levadas cada vez mais a sério, pois ela está mostrando sua revolta ao redor do globo terrestre. É melhor termos cuidados pois a próxima visita da secretária de estado americana pode ter um fim menos diplomático.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Brasil

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.