Importação de Diesel

É preciso prestar muita atenção para que se possa fazer uma leitura correta dos resultados para a economia brasileira, causados pela valorização ou desvalorização do preço do barril de petróleo. No primeiro trimestre do ano de 2008, o barril tinha um custo de 107,2 dólares e no mesmo período, em 2009, o custo era de 52,01 dólares. Uma diferença em torno de 50%, um pouquinho mais do que isto. Agora, ao ler a manchete dos jornais sobre o assunto que diz: ¨gastos com importação de diesel caem 81% no primeiro semestre¨ e as importações do diesel, caíram em torno de 56%, surge uma diferença de 25 pontos percentuais,mais ou menos, que refletem a menor demanda causada pela retração da economia e com o maior uso do biodiesel agregado aos combustíveis brasileiros.

Importação de Diesel

Importação de Diesel

Em função disto, o Brasil gasta menos com importação de diesel. Um dado interessante e que muitas vezes escapa aos mais atentos observadores, é o fato de que quando as chuvas por aqui, são maiores, os reservatórios das hidrelétricas ficam cheios e seus motores permanecem desligados por um tempo maior, o que é um fator muito considerável em como economizar combustível, o que se transforma na verdadeira bola de ouro na produção de energia limpa no Brasil. Mas para que o Brasil alcançasse um menor gasto com importação de diesel, já considerados alguns fatores, a redução anunciada de 4,8%, o que representa uma retração quase que normal, pois muito desse menor consumo, deve ser reflexo de uma maior atenção e cuidados para não consumir sem necessidade.

Comércio Exterior

Comércio Exterior

Se todo o consumidor de diesel se concientizar de gastar só o necessário e não desperdiçar, pelo menos 5% se reduzirão no seu consumo, sem precisar ser um alquimista, basta usar o bom censo. O desperdício, de um modo geral, é uma constante do consumidor brasileiro. Em outras áreas, exemplo das colheitadeiras de soja e arroz, vai a mais de l0%, o desperdício em grãos que ficam na lavoura. Em referência a retração de 81% nos gastos com a importação do diesel pelo Brasil, por incrível que poça parecer, não tem nada a ver com a auto-suficiência em petróleo bruto alcançado pelo país, que se já não é de l00%, deve faltar apenas, retira-lo do pré-sal.

Petróleo

Petróleo

Se considerarmos os últimos dez anos de prospecção de petróleo no Brasil, já era tempo de reflexos nos preços de seus derivados, em favor dos consumidores, principalmente nos preços do diesel e da gasolina, que continua sendo a mais cara do mundo. Mesmo agora, com toda a grandiosidade que representa o pré sal para a economia brasileira, pois mexe com um produto que é de fundamental importância na estrutura econômica de qualquer país, como é o petróleo. Nós brasileiros continuamos a não a luz no fim do túnel, tudo continua como sempre foi, ¨nos palanques eleitorais¨.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Brasil

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.