Alquimista

Alquimista é aquela pessoa que conhece os segredos e mistérios da alquimia, a química da Idade Média. Essa é uma forma simplista de ver a atividade dos alquimistas e todos os símbolos e segredos de uma ciência tão antiga que se confunde com a origem da humanidade e a evolução do planeta. Ninguém sabe precisar o inicio da alquimia, que ficou notória pelos estudos para fazer com que metais e substancias diversas se transformassem em ouro, pois acreditavam que todos os metais existentes evoluem num processo natural até alcançar a perfeição que seria o estagio em que viram ouro, assim os alquimistas ganharam notoriedade por seus experimentos para transformar metais em ouro, e também na formula da juventude e da beleza eterna, que nada tinham a ver como beleza e saúde. Muitos mistérios e segredos envolveu essa atividade e os alquimistas foram por muito tempo considerados bruxos, pois eram seres considerados estranhos que possuíam um conhecimento acima do normal e muito adiantado para a época em que viviam. Lidavam basicamente com experiências que envolviam os quatro elementos, água, ar, fogo e terra e buscavam descobrir a pedra filosofal, que desvendaria todos os segredos do universo inclusive do ouro.

Alquimista

Alquimista

Os textos e livros mais antigos que tratam da alquimia são chineses e datam de mais de quatro mil anos antes de Cristo, no entanto os alquimistas chineses defendiam que a alquimia foi herdada de um povo muito mais antigo que teria sido extinto da face da terra pela evolução natural. No mundo ocidental o Egito é o que detém os mais antigos relatos de alquimistas que se tem notícias, a denominação de ciência hermética vem de Hermes Trimegisto (3 vezes grande) um rei antigo e sábio que teria vivido no Egito. Outros países também tiveram alquimistas que se tornaram famosos com o passar do tempo. Nessas civilizações a alquimia era tanto uma arte espiritual como material, pois cuidava da alma e da evolução dos seres e do meio ambiente como da transformação e perpetuação da matéria.

O Alquimista - Paulo Coelho

O Alquimista - Paulo Coelho

Na realidade até os dias de hoje existe uma aura de mistério que envolve a alquimia a os alquimistas, e seus segredos são passados através de votos sagrados de silencio sobre seus conhecimentos. Acredita-se que os alquimistas do passado já detinham muitos conhecimentos que o homem moderno está a descobrir nos dias de hoje, como por exemplo o uso dos cristais tão importante para o avanço da tecnologia moderna, e dos raios laser e que já eram usados pelos alquimistas, assim como o alumínio e a eletricidade. A alquimia mesmo sendo uma ciência da antiguidade deixou inestimáveis contribuições para as ciências modernas, especialmente a química.

Alquimista Ragnarock

Alquimista Ragnarock

Tanto mistério que envolve a alquimia e seus “magos” que Paulo Coelho se inspirou e escreveu um dos livros mais lidos no mundo ocidental: “O Alquimista”, que conta a história de um homem que por causa de um sonho que se repete noites seguidas resolve partir buscando o auto-conhecimento, e entra em uma emocionante jornada atrás dos mistérios insondáveis que acompanham a evolução da humanidade desde o princípio. O sonho falava de um tesouro que estaria guardado no Egito perto das Pirâmides. O livro faz uma trajetória que mistura o amor, a magia, e os sinais de Deus através dos tempos e na vida de cada um de nós. Na verdade a peregrinação de Santiago contada no livro O Alquimista traz uma mensagem de vida muito profunda, pois é a trajetória que cada um de nós deveria fazer na sua própria vida, o auto-conhecimento, a busca dos seus próprios sonhos, o encontro com Deus e com o amor.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Cultura

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.