Contra Corrupção Salários Melhores

O Sr. Presidente Lula sancionou no inicio deste mês o novo Plano de Carreira dos Policiais Militares e do Corpo de Bombeiros do Distrito Federal, em um evento solene, com a presença de políticos, autoridades e representantes da categoria. Na oportunidade o Presidente fez um bonito discurso, que nos obriga a algumas reflexões, quando afirmou que o pagamento de bons salários é a única forma de evitar que policiais ganhem propina dos bandidos, e que a segurança de toda sociedade corre riscos se os policiais tiverem que fazer “bicos” para garantirem o sustento de suas famílias e viverem tranquilamente. Para contextualizar a nossa conversa é importante salientar que um policial do Distrito Federal tem um salário inicial de R$ 4.000,00.

Contra Corrupção Salários Melhores

Contra Corrupção Salários Melhores

Contexto Nacional

O próprio Presidente admitiu durante seu discurso que a lei sancionada com os benefícios para a Polícia Militar e Corpo de Bombeiros do Distrito Federal deve gerar uma repercussão nacional, especialmente em outros estados que enfrentam pressões dos militares para aumento do salário minimo, e em que os índices de criminalidade são muito grandes, com grande risco para os policiais. No entanto o Presidente afirmou ainda que cada Estado da Federação tem uma capacidade orçamentária e financeira diferente, e que isso precisa levar em conta. O Presidente ainda disse que é preciso dar bons salários aos policias do Rio de Janeiro para exigir que eles cumpram com suas funções. No final do discurso muitos aplausos e agradecimentos, pois os policiais de Brasília merecem o aumento, mas um aspecto do discurso do Presidente ficou no ar: bons salários são garantia contra a corrupção?

Emprego

Emprego

O que é considerado corrupção?

Para nos aprofundarmos um pouco mais nesse tema vamos primeiro definir exatamente o que é considerado corrupção: Corrupção são todas as práticas que se utilizam do seu cargo, poder, autoridade ou influencia para obter qualquer tipo de vantagem, favorecimento ou benefício, material ou não, e utilizar o dinheiro público para interesse próprio, de terceiros ou de pessoas de suas relações. Qualquer forma de corrupção é crime, seja num alto escalão do governo ou na administração da comodidade em condomínio.

Combate

Combate

Altos salários e corrupção

Nos desculpe o Senhor Presidente, mas corrupção não pode ser considerada como resultado de baixos-salários, e sim de mau-caratismo. Uma grande parte dos funcionários públicos brasileiros, especialmente municipais e estaduais tem salários baixos e a sua imensa maioria é honesta. Se os altos salários fossem uma garantia contra a corrupção, políticos, promotores e juízes com seus altos salários e benefícios intermináveis jamais seriam corruptos.

A corrupção é muito mais do que uma questão de salários, é uma questão de sistema, e está profundamente arraigada no sistema vigente, com intrincadas redes de compromissos e pactos mútuos, como nos mostrou a ultima crise mundial vivida pelo Senado Federal.

A corrupção nasce sim da falta de caráter e se desenvolve na impunidade.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Brasil

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.