Nhonho do Chaves

A série “Chaves” é uma das séries de maior sucesso no mundo, é difícil encontrar alguém no planeta que não conheça os simpáticos personagens da vila. O programa que misturava a inocência típica das crianças com tipos muito humanos provoca risos mesmo depois de muitos anos no ar sendo reprisada.

Dentre os personagens dessa série está Nhonho (grafado como Ñoño em espanhol), interpretado por Edgar Vivar que também interpretava o Senhor Barriga (o pai do Nhonho). Muitas pessoas ainda não sabem que Edgar interpretava os dois personagens, isso mostra o quanto as suas atuações eram diferentes em cada personagem.

Nhonho – O Personagem

O garoto gordo conhecido como Nhonho é filho do rico empresário Senhor Barriga que é o dono do cortiço em que os demais personagens moram. Por ser rico e filho do dono do cortiço o garoto é mimado e está sempre tirando vantagem em cima dos amigos. Contudo, mesmo assim ele costuma ser generoso com os amigos em especial quando o assunto é dinheiro. Nhonho é bem mais generoso que o Quico (Carlos Villagrán), por exemplo.

A generosidade de Nhonho só acaba quando o assunto é comida, se tem coisa que ele não gosta é ter que dividir o seu lanche com os colegas. Para o garoto se der um pedaço sequer para os amigos acabará sentindo fome depois. Essa gula é motivo de muitas chacotas dos colegas que adoram lhe dizer o quanto ele gordo. Tem até mesmo um episódio em que Nhonho explode como um balão quando Chaves lhe espeta.

Imagem de Amostra do You Tube

O Visual do Nhonho

A roupa do personagem é composta por uma camisa e calças verdes ou então rosa claro e por cima um macacão que pode ser laranja, verde ou rosa escuro. A sua veste tem golas e mangas com babados o que o deixa parecendo ainda mais gordo.

Uma das características mais peculiares do personagem é ter dentes da frente muito maiores que os outros, ou seja, ele é dentuço. Os seus dentes acabam saindo dos lábios, o seu cabelo é liso e geralmente está bagunçado. Observando o penteado dele podemos ver que tem um fio grande que se destaca do monte de fios.

Garoto Esperto

Mesmo sendo o gordinho da turma, Nhonho, não se intimida diante das piadas dos colegas e é rápido na hora de responder. Quando necessário ele se defende dando ‘barrigadas’ que lançam longe os amigos bem mais magros. Durante muito tempo esse personagem não tinha grande relevância no seriado, contudo, em 1980 quando Quico deixou a trama passou a figurar numa posição de destaque como o menino mimado.

Imagem de Amostra do You Tube

Nhonho na Série Animada

Há alguns anos foi criada uma versão de desenho animado do seriado Chaves. Nessa versão a personagem Chiquinha (María Antonieta de Las Nieves) ficou de fora já que existia uma briga entre a intérprete dessa personagem e Roberto Bolaños (intérprete de Chaves e criador do seriado).

Nhonho foi usado muitas vezes nessa série para fazer a função de Chiquinha. Nos episódios em que Chiquinha agia como menina coube a personagem Pópis lhe substituir. O filho do Seu Barriga ganhou até mesmo um choro para chamar de seu: “Orró-ih”.

Os Bordões do Nhonho

Nhonho tem alguns bordões que são bem característicos para cada situação dentre eles se destacam o famoso “Olha ele hein! Olha ele hein! Olha ele…” que ele usa sempre que o insultam. É muito comum ver o Nhonho dizendo essa frase nos episódios da escola quando os personagens o insultam dizendo que ele é o maior animal do mundo ou coisas do tipo.

Quando ele sente dor ou se machuca é normal dizer “Ai meu… (substantivo da parte do corpo que foi atingida como o estômago). Quando ele se vê em apuros ou se sente ameaçado por outro personagem começa a gritar: “Papai!! Papai!! Papaaaaaaaai!”. Somente na série animada de Chaves que Nhonho possui o seu próprio choro: “Orrí-ih, Orró-ih”. Nos momentos em que está com medo ou nervoso grita “Ai meu papai”.

O choro de Nhonho:

Imagem de Amostra do You Tube

A Relação de Nhonho com Outros Personagens

Relação com Chaves – De uma maneira geral podemos dizer que existe amizade entre Chaves e Nhonho. Contudo, Chaves adora brincar com Nhonho lhe dando apelidos maldosos e lembrando o quanto ele é gordo e tem barriga grande. Um dos principais motivos das brigas entre os amigos é a comida. Nhonho divide qualquer coisa com Chaves, menos a comida. Como Chaves vive faminto fica bravo com o colega que tem tanto lanche e não dá nem um pedacinho.

Relação com Quico – Como são dois meninos ricos, embora a família de Nhonho tenha mais dinheiro que a de Quico, estão sempre disputando para saber quem tem os melhores brinquedos e a melhor atuação.

Relação com Pópis – Uma coisa curiosa a respeito desses personagens é que alguns episódios fica claro que Nhonho é apaixonado por Pópis. No entanto, ela não corresponde e muitas vezes ri dele porque ele é gordo. No geral os dois tem uma relação de amizade.

Relação com Chiquinha – Normalmente os dois estão de bem, porém, Nhonho fica bravo com a forma como a menina sardenta sempre quer tirar vantagem dele. Em alguns episódios Chiquinha se dá bem e em outros ele é mais esperto e escapa das armadilhas dela. A garota também tira sarro de Nhonho por ele ser gordo.

Relação com Senhor Barriga – Os dois tem uma excelente relação de pai e filho, contudo, o primeiro é colocado em diversas situações constrangedoras devido ao comportamento do segundo. Os dois personagens são alvos de brincadeiras por estarem acima do peso.

Relação com Professor Girafales – Nhonho é estudioso e costuma respeitar bastante o seu professor, contudo, ainda assim comete algumas gafes. Tem muitas vezes que Nhonho acerta as respostas das perguntas feitas pelo professor e Chaves já começa a dizer “Ai que burro, dá zero pra ele” e então o professor diz que Nhonho está certo.

Os Dubladores de Nhonho

No Brasil o personagem teve diversos dubladores como Mário Vilela que dublou a série original; Ivo Roberto que dublou para o Programa Chespirito; César Leitão que fez a dublagem para o Clube do Chaves e Gustavo Berriel dublou os episódios da série animada do Chaves.


Categoria(s) do artigo:
TV

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

  • o i nhonho tem ce fase mais desenho animado

    gabriel capelossi 25 de dezembro de 2011 23:05

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *