Terrorismo nos EUA: Informações e Ataques

O mundo é, realmente, lindo. A natureza sempre nos impressiona. Seja ao criar ambientes com montanhas, florestas, lagos e rios, enfim. Alguns locais merecem até mesmo serem reproduzidos em um quadro. Mas, há algumas coisas que deixam a beleza e a simplicidade da natureza em segundo plano.

Desde quando a sociedade começou conflitos, disputas e mortes sempre ocorriam, já que um povo se autodeclarava superior (tecnologicamente ou civilizadamente, de acordo com eles), e que isso justificava a invasão de territórios vizinhos ou inimigos e neles difundir o seu modo de viver. Um belo exemplo disso são as Grandes Navegações, que ocorreram a partir do ano de 1492, onde os desbravadores europeus impuseram o seu cotidiano aos nativos da recém-descoberta América, não deixando nada nem ninguém atrapalhar o seu caminho.

E hoje, apesar de evoluirmos muito, alguns resquícios daquela época parecem estar enraizados. Quem não se lembra do fatídico dia 11 de setembro do ano de 2001, onde o símbolo capitalista da cidade de Nova York, Estados Unidos, foi alvejado por duas aeronaves de passageiros?  Sim, foi um ataque terrorista.

Vamos falar um pouco sobre o terrorismo no território Estadunidense, as causas que motivam os atos, enfim. Vamos lá?

Os EUA: Ataques

Os Estados Unidos da América é a maior potência do mundo, e podemos perceber isso pelo seu alto poderio militar e também econômico. Os padrões de vida lá também são bastante atraentes, e não é incomum o sonho de muitas pessoas de se mudarem para lá. Algumas se arriscam, tentando adentrar no país sem os documentos necessários.

Embora seja um país de primeiro mundo, os ataques terroristas, entretanto já sejam mais difíceis pela alta vigilância empregada pelo governo, não podem ser adivinhados. Nunca há um sistema 100% que previna totalmente que tais ataques possam ocorrer novamente. Vamos relembrar alguns agora.

no images were found

11/09- O Dia do Banho de Sangue Nova-Iorquino

Dia 11 de setembro de 2001. Parecia mais um dia ensolarado, com céu azul, sem nuvens. Parecia. Logo ás 8:45 da manhã, na movimentada Ilha de Manhattan, um estrondo assusta quem passava pelas redondezas. Ao olharem para cima, viram que algo se chocara nos andares superiores da Torre Norte do World Trade Center. Pessoas não acreditavam no que viam, cogitando um acidente. Enquanto isso, na Torre Sul, apesar do ocorrido na torre gêmea, a maior parte dos escritórios manteve a sua rotina, até que, passados exatos 17 minutos, outro objeto se chocara também com a segunda torre, sendo essa a pior, já que danificou as escadas e outros meios de evacuação do prédio, restando somente uma escada.

Construído entre o fim da década de 1960 e 1970, o WTC já foi um dos maiores do mundo. Tornou-se parte da paisagem de Nova York, um verdadeiro cartão postal, juntamente com o Empire State Building.

Logo depois do segundo ataque, o pensamento já se alterou. De uma fatalidade, a frase ‘’Foi um ataque terrorista’’ começou a ser ouvida por todos os cantos. Pessoas chorando, desesperadas atrás de notícias de seus entes queridos ou amigos, enfim. Um terrível dia para o mundo. Isso sem contar outros ataques que ocorreram no mesmo dia no país, como no Pentágono e a queda de um avião na Pensilvânia.

Quem Foram os Responsáveis?

Depois dos ataques, a Al Qaeda, grupo islâmico, assumiu a autoria dos ataques, tendo como mentor Osama Bin Laden. Desde então, o presidente na época, George Bush, declarou ‘’guerra ao terror’’. Osama Bin Laden ficou quase 10 anos foragido, até que foi capturado e morto pelo exército Estadunidense no dia 1º de 2011.

Porém, as cenas de horror que o 11 de setembro proporcionou ainda serão difíceis de serem esquecidas.

2013: Ataque de Boston

Apesar de terem ocorridos outros atentados, o Ataque de Boston é um dos mais chocantes. Ocorrido em 2013, durante a Maratona de Boston, o ataque deixou 3 pessoas mortas, e feriu mais de 170. As bombas que foram utilizadas estavam armazenadas em panelas de pressão, o que causou ainda mais ferimentos e outros estragos.

Os suspeitos foram apontados como sendo 2 irmãos, mulçumanos, Tamerlan Tsarnaev e Dzhokhar Tsarnaev, o primeiro foi morto  depois de se envolver em um tiroteio contra policiais. Já o segundo ficou foragido por quase um dia, até ser encontrado escondido em um barco, ferido. Ficou internado por aproximadamente uma semana, e depois foi para uma prisão em Massachusetts.

O Brasil, por meio da presidente Dilma Rousseff, expressou os sentimentos pelos ataques, juntamente com o governo de Portugal.

Depois dos eventos que sucederam o ataque, os organizadores da Maratona de Boston disseram que, no ano que vem, outra edição será realizada, independente dos acontecimentos da edição de 2013.

O Papa Francisco também expressou as suas condolências, classificando o ataque como ‘’Violência covarde contra pessoas inocentes’’.

Algumas organizações começaram a mexer em sua estrutura de segurança, tendo como exemplo o que aconteceu em Boston para não se repetir.

Três horas após os ataques em Boston, o presidente Barack Obama falou á imprensa. Disse que, como naquela hora os suspeitos de terem cometido tal atrocidade ainda não eram conhecidos, o país ia chegar ‘’ao fundo disto’’, e que os terroristas culpados iriam sentir todo o ‘’peso da justiça’’.

O FBI ficou á frente do caso, e conseguiu chegar aos suspeitos, graças a um vídeo onde mostra ambos no meio da multidão com atitudes suspeitas.

Como já dito, um dos irmãos foi morto por policiais depois de um acontecimento no Massachusetts Institute of Technology (MIT). O outro será julgado, podendo ser condenado á prisão perpétua.

O Terrorismo tem Solução?

O terrorismo é algo que não acontece com tanta frequência, mas os governos precisam ficar atentos e preparados caso algo dessa magnitude venha a ocorrer. Ter o atendimento necessário ás pessoas vítimas de tais atentados é fundamental. O atendimento psicológico também é vital para a integridade mental da pessoa que sofre esse tipo de coisa.

Ou seja, como os governos não podem prever quando e em quais locais atentados vão ocorrer, o melhor é prevenir, reforçar o policiamento em eventos públicos, entre outras medidas.

Por Francisco Prado

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Cultura

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.