Símbolos Religiosos

Cada religião possui seu símbolo característico – conheça-o

A humanidade sempre buscou respostas para o desconhecido. Quando não encontrava, atribuía-lhe uma característica divina, uma origem misteriosa e superior, a qual não cabia responder questionamentos humanos. Os símbolos religiosos surgem nesse contexto como a representação da crença no superior, no divino. Cada símbolo possui suas características e significados de acordo com a cultura em que surgiu.

A simbologia é muito importante para a humanidade, é através dela que estabelecemos padrões representativos do que acreditamos.
Embora cada lugar do mundo possua sua própria cultura, os símbolos religiosos aparecem quase que como objetos comuns a toda a humanidade, são atemporais e viajam pelas gerações e culturas, tendo seu significado inclusive alterado às vezes, como no caso da suástica: o símbolo da vida, mas que passou a ser encarado por muitos como o símbolo do mal absoluto do nazismo. Alguns são extremamente famosos: o símbolo da cruz é conhecido por todo o Ocidente, ou ainda o Yin-Yang, que é conhecido principalmente esteticamente aqui no hemisfério ocidental, ou então de maneira superficial como o “masculino e feminino”.

Conheça a origem e significado dos símbolos religiosos, patrimônios da cultura de um povo:

Cruz

É o símbolo do cristianismo. Na verdade é uma adaptação de símbolos religiosos pagãos, e foi adotada como símbolo pelos cristãos quando o imperador Constantino acabou com a pena de morte na cruz, no século 4. Além do simbolismo da morte de Jesus, ainda possui para muitos o simbolismo da trindade divina: Deus (ponta superior da cruz), Jesus (ponta inferior da cruz) e o Espírito Santo (laterais da cruz).

Cristianismo

Yin Yang

É o símbolo representativo do taoísmo. Simboliza o equilíbrio presente na natureza, em todos os aspectos: o dia e a noite, as estações do ano, o plantio e a colheita, o feminino e o masculino. O equilíbrio é representado não só pelas cores opostas, mas pela invasão de um símbolo dentro do outro: indica o caráter complementar das coisas na natureza. É um símbolo muito empregado não só por seu significado, mas também por sua beleza.

Estrela de Davi

Utilizada pela cultura judaica, representa o equilíbrio entre o céu e a terra.

Judaica

Lua Crescente com Estrela

Embora maioria dos fiéis islâmicos negue a utilização de símbolos para representar sua fé, o símbolo é associado a sua cultura.
A origem do símbolo é creditada ao fato de que, por serem povos nômades que viajavam a noite, os árabes cultuavam a lua.

Cultura

Estrela de nove pontas

Sua origem é persa, e pertence à religião Fé BAHÁ’I. Esta religião prega que os vários profetas enviados são todos legítimos, e cada um veio avisar seu povo de uma verdade única sobre Deus. As religiões consideradas como fundadas por profetas verdadeiros são: sabeísmo, hinduísmo, budismo, judaísmo, cristianismo, zoroastrismo, islamismo, fé babí e fé bahá’i.


Categoria(s) do artigo:
Religião

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

  • muito bom , informações cardiquevares , parabéns ;

    dica : coloquem imagens menores’ !!

    rique 23 de junho de 2010 21:30
  • acho isso muito legal e bonito bjs!!!!!!!

    Maira 5 de julho de 2010 15:43
  • Não é exatamente o que estou procurando,mas é interressante!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    Patrícia Regina Maziero 4 de agosto de 2010 19:20
  • gostei desse site ,é muito legal!!!!!!!

    marta 26 de agosto de 2010 19:38
  • OTIMO NOTA 10

    larissA 30 de outubro de 2010 16:59
  • Aqui nao tem nem metade dos simbolos e cada pasta que eu vejo tem um nome diferente o colabora adeus nota 0000 pra vcs da internet

    andiara 8 de fevereiro de 2011 12:15
  • Nossa! Tantos outros símbolos e idéias religiosas a serem expostas faz com que essa limitação pareça idealismo religioso e não esclarecimento.

    Paulo 27 de fevereiro de 2011 16:49
  • isso é muito chato ,tem que procura um monte de coisa

    kelli 17 de março de 2011 22:15
  • amei isso e + bom e enteresante gostei muito mesmo bjussssssssssssssssssssss

    leticia dax 23 de março de 2011 1:48
  • Tá ótimo esse texto *–*. Amei a parte em que fala sobre qual o conceito de símbolo religioso.
    Parabéns pelo ótimo trabalho <33 ~

    Lolly 6 de abril de 2011 20:37
  • legal muito bom vou tirar 10 na prova de religiao com isso

    Felipe 12 de abril de 2011 20:41
  • PERDAO FOI MINHA PRIMA FUTRICANDO NA INTERNET!!!!!!!!

    luiza 26 de abril de 2011 21:17
  • e verdade kelli isso e muito dificio para encomtra mais e legal*_*

    Letícia 26 de abril de 2011 21:34
  • nao gosto, muito desses sibolos, so da cruz de jesus………..

    vinicius 14 de maio de 2011 13:16
  • legal mais nao e o que e u quero

    poliana 20 de maio de 2011 16:42
  • só mostrou 3 imagens !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
    odiei!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    thyfanne 23 de maio de 2011 22:51
  • gente que povo burro em!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    thyfanne 23 de maio de 2011 22:55
  • eu gostei de algumass coiiisas,tem algumas que sao esquisits de mais
    bjos!!!!!!!

    leila 24 de maio de 2011 21:40
  • Realmente e muito interessante ..
    Mas não e bem o que eu procuro ..
    Dica: existem muitos outros simbolos procurem.. ee coloquem imagens menores..
    beijoooos

    Alice 28 de maio de 2011 18:51
  • mto esquisito……………….
    bjus marjôo

    ferrigolo 13 de junho de 2011 15:37
  • eu adorei,é bem esplicado, e as imagens são bem esposta.E realmente muito interesante.

    rafaela 16 de junho de 2011 14:40
  • e vcs que achão esse site legal são uns bando de otários e de baba ovo

    paola 27 de junho de 2011 18:23
  • achei o maximo vou tira nota maxima em religião mais acho que esse site poderia fica conpleto mais valeu

    Ricardo 3 de julho de 2011 17:35
  • Gostei de mais,mas precisa de mais fotos,mais com isso creio que vou tirar uma boa nota na prova de religião
    muito obrigado por todas as informacões

    Edinardo 26 de agosto de 2011 11:52
  • huuum legal !

    Malú 4 de setembro de 2011 15:36
  • prescisa de simbolos

    eduardo buffon 12 de setembro de 2011 10:08
  • e muito legal

    ana eliza 22 de setembro de 2011 7:48
  • ooooodddddddddiiiiiiiieeeeeeeeeeiiiiiiiiiiiiiii q saite idoota

    clarice 23 de setembro de 2011 9:23
  • achei o maximo vou tirar nota 10em religiao
    mas nao e o que eu procuro

    amanda 1 de outubro de 2011 14:14
  • thiaguinho

    thiago 3 de outubro de 2011 16:12
  • Muito bom seu site, ajudou bastante!!
    Parabens!!
    bjs

    soy yo 27 de outubro de 2011 23:22
  • eu gostei !!!
    só tem 3 e uns 10!!!!!!!!!!!!!!!

    samyla monielly 1 de novembro de 2011 20:08
  • pow….
    gostei ajudou um pouco