Os Segredos das Pirâmides

Conheça os mistérios e curiosidades que rondam os monumentos mais conhecidos do mundo!
Não existem quem não conheça as famosas Pirâmides do Egito. Todo mundo fica maravilhado, e também curioso para saber como foram erguidas as pirâmides, que até pouco tempo atrás eram as construções mais altas e cheias de mistério do mundo.
A tecnologia exata utilizada para construir as pirâmides ainda não é conhecida. Os cientistas especulam e formulam teorias, mas ninguém sabe precisamente como os egípcios conseguiram erguer as pedras que as compõe.
As mais famosas foram construídas há mais de 2500 anos, e resistem até hoje, mesmo após os freqüentes saques que sofreram, além da passagem do tempo.

Piramides

As pirâmides serviam para abrigar o corpo do faraó (ou algumas outras pessoas muito ricas, pois eram construções extremamente caras e só os muito nobres tinham condições de usufruir desse privilégio) quando morressem. Seus pertences e até familiares, animais e escravos eram enterrados junto.
Este cuidado era tomado pois os egípcios acreditavam na vida após a morte, portanto precisavam proteger seus pertences de saqueadores para que, quando voltassem à vida, pudessem usufruir de seus tesouros e escravos novamente.
Os escravos eram enterrados junto pois além de serem considerados posses do faraó, ainda tinham a função de servi-lo quando voltasse, para que realizasse a volta para este mundo de forma mais confortável.
Como as pirâmides abrigavam grandes tesouros, elas eram construídas como fortalezas, e possuíam sistemas de proteção bem avançados para a época, para impedir a entrada de ladrões de túmulo ou profanadores. Várias pessoas já morreram tentando entrar nas pirâmides sem apoio profissional.

Farao

As pedras que compunham a construção pesavam toneladas, e é um mistério como foram organizadas. Uma hipótese aceita é que os egípcios utilizaram sistema de rolagem, baseado em roldanas que içavam a pedra até a altura em que os trabalhadores estavam. O processo de construção era demorado, e podia levar mais de 30 anos para ser completamente concluído. Mas mesmo assim, ainda é incrível imaginar que naquela época já tinham tal conhecimento arquitetural e matemático.
Uma grande vantagem na construção era que isso mantinha os trabalhadores ocupados durante o período de cheia do Rio Nilo. Como a principal atividade do Egito era a agricultura, quando o Nilo enchia os trabalhadores ficavam sem trabalho. Assim, a construção das grandes pirâmides ainda eram um instrumento para manter os trabalhadores ocupados.
A importância das pirâmides é incalculável para a arqueologia e para a História: normalmente esses túmulos de luxo contam com vários textos em hieróglifo contando a vida e os feitos das pessoas ali sepultadas, o que ajuda os profissionais a traçar um panorama cultural, político e social da época.
Com toda essa história, as pirâmides merecem com honra o título de Maravilha do Mundo!

Maravilha

Andressa Silva

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Cultura

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.