Plataforma Lattes é a Casa do Pesquisador

A necessidade de um local dedicado a currículos de pesquisadores já existia desde a década de 80. E foi com essa idéia que os dirigentes do CNPq criaram a plataforma Lattes, um espaço virtual para consulta e exposição de experiências profissionais, além de vários outros mecanismos de troca e apoio profissional. Desde o inicio da proposta de apoio aos profissionais brasileiros houveram muitas mudanças no formato e alcance do sistema de banco de currículos. O que no inicio da década de 90 já contava com 30.000 cadastrados , hoje já chega a 1.620.000, entre históricos profissionais de todas as áreas de atuação. Os principais beneficiados são Universidades, Centros de pesquisa e fundações de amparo a pesquisa. Mesmo quando o aluno esta cursando a graduação os professores já buscam orientá-lo para a pesquisa desse sistema, como também preenchimento do cadastro e criação do currículo Lattes. Assim é chamado o currículo que faz parte dessa plataforma e que comporta todos os dados pessoais e profissionais dos cadastrados. E o melhor de tudo, todos tem acesso a esses currículos através da internet, basta acessar a plataforma informando o nome da pessoa e logo surgirá seu histórico completo, com todas as informações sobre seu conhecimento e desenvolvimento no meio acadêmico e de pesquisa.

Profissional

O Currículo Lattes

O CNPq criou o currículo Lattes para que os profissionais possam expor suas realizações profissionais e o sistema de preenchimento é muito organizado, o que facilita muito na consulta dos dados. Para que seu currículo fique disponível na rede é necessário que você o habilite dessa forma, o que quer dizer que você não precisa obrigatoriamente torná-lo público. E depois de preenche-lo, você pode ir atualizando seus dados no tempo que ache necessário. Isso é , não é preciso preencher o currículos lattes de uma só vez e tudo que for descrito por você poderá ser editado posteriormente. Apesar da idéia de criar esse sistema de currículo ter surgido em 1980 somente em 1999 que houve a padronização do sistema de currículo Lattes, onde o CNPq lançou a ferramenta para uso no âmbito do Ministério da ciência e Tecnologia, e o próprio CNPq.

Habilitar

A Plataforma Completou 10 Anos em 2009

Para comemorar seu aniversário o CNPq lançou em 2009, uma nova versão do currículo Lattes onde foi ampliado o conjunto de implementos, incluindo novas funcionalidades e também o cruzamento de dados. Uma função muito interessante lançada neste ano de comemoração foi uma rede de colaboração, onde todo o co- autor que estiver na plataforma Lattes irá aparecer graficamente na rede de um pesquisador. Outras alterações foram feitas no layout da ferramenta virtual, assim como foram criados outros implementos para que o usuário possa navegar com uma maior segurança e facilidade. A importância de interagir no ambiente virtual vem aumentando, portanto se você quer ser visto e com isso lembrado, pode contar com essa ferramenta, que é muito completa e não possui nenhum custo.

10 Anos

Autoria: Clarissa Pippi

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Curiosidades

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.