O Poder da Educação

A questão da educação brasileira tem sido muito discutida, questionada por vários setores que envolvem esta área, e há um consenso de que nosso sistema de educação esta sendo falho sob muitos aspectos. Chegar a esta conclusão não é assim tão difícil, difícil mesmo é saber o que devemos fazer para mudar este quadro, como agir, por onde começar, etc. Muito se tem dito sobre O Poder Da Educação, mas este é difícil de medir ou determinar já que o processo de construção do conhecimento depende de muitos fatores, entre eles estão a Cultura Religiosa, os valores familiares, os hábitos, etc., e sua ação ou reação sobre os alunos é muito individual, pois depende da bagagem de cada um, e de como as informações e experiências são elaboradas.

O Poder da Educação

O Poder da Educação

Acredito muito que o passo mais importante para que haja mudanças substanciais neste sistema é que realmente se acredite no poder da educação, na mágica que pode ocorrer na vida de um ser humano se ele for tocado em sua sensibilidade, pelo seu professor, ou de preferência, por mais de um deles. O que se espera do poder da educação? Será que basta chegar ao Cerimonial de Formatura? E para que serviram tantos e tantos anos dedicados sobre livros, etc…? Como Vencer a Crise da educação? É preciso que haja um propósito transformador no sistema educacional de qualquer país, e para que isto ocorra se fazem necessários muitos investimentos nesta área, mesmo sabendo que os frutos podem demorar a serem colhidos.

Escola

Escola

Precisamos de formação continuada para professores, sistemas de avaliação mais sérios, que não pretendam somente elevar os índices de aprovação ou reduzir os índices de analfabetismo. Alunos não são números em estatísticas, são seres humanos cheios de ansiedades, desejos e potencialidades, que precisam ser descobertos, desvendados pelo poder da educação. Outro dia assisti a um excelente filme chamado “Escritores da liberdade”, que descreve com muita excelência a situação da educação deficitária, preconceituosa e discriminatória.

Cursos

Cursos

Da mesma forma representa o imenso potencial que tem o poder da educação, mesmo na diversidade, ela sempre é possível, desde que haja profissionais dispostos, que acreditem no que fazem que tenham amor por seu trabalho, e que com certeza deveriam ser imensamente melhor pagos e apoiados nas instituições de ensino. O que se espera do poder da educação é que ele dê esperanças e mostre novas oportunidades a todos os que buscam conhecimento, para que cada um Pare de Reclamar da Vida e se torne condutor de sua própria história, que saiba fazer as escolhas certas, apenas porque são certas, e não para levar vantagem. Trata-se de valores, não somente de conteúdos ou de cultura inútil transmitida para preencher formulários e satisfazer estatísticas governamentais. O verdadeiro poder da educação está em oferecer uma Mensagem de Vida promissora, com oportunidades para todos.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Cultura

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

Deixe um comentário