Budapeste

Budapeste nasceu de uma paixão, um livro escrito por Chico Buarque que caiu nas mãos de Rita Buzzar que devorou o livro em uma noite, seis meses depois cheia de coragem foi procurar Chico e pedir autorização para produzir o filme, que tem produção e roteiro da própria Rita Buzzar, direção de Walter Carvalho, direção de Fotografia de Lula Carvalho, Direção de Arte de Marcos Flaksman, Figurino de Kika Lopes, Edição de Pablo Ribeiro, Trilha Sonora com musica de Leo Gandelman, Co-Produtores  Peter Miskolczi (Hungria) e Leonel Vieira (Portugal) e também contou com o patrocinio da Petrobras, Eletrobrás, BNDES e Paulínia Magia do Cinema, além de BBA, CA Computador, Cemig, Estre Ambiental e Furnas. Este foi o terceiro filme de Rita adaptado de um livro para o cinema, e assim como os primeiros Estorvo e Benjamin deve ser um sucesso.

Budapeste

Budapeste

O filme é protagonizado por José Costa, um escritor talentoso que ganha sua vida emprestando seu talento para os outros, através de discursos que escreve para outras pessoas e até mesmo de livros de sucesso que escreve e que são assinados por outros pseudo escritores, pessoas capazes de Tudo pela Fama. Fazem parte da trama central Budapeste Kocsis Ferenc, que faz o lançamento do livro Tercetos Secretos de poemas assinados por ele, mas na realidade escritos por José Costa. Riska é a  mulher por quem José Costa se apaixona lá na cidade portuguesa, mas sem esquecer que no Brasil ele tem Vanda a lhe esperar, uma Mulher Linda que é sua esposa.

Filme

Filme

José Costa apesar de angustiado com a situação que vive é bem sucedido financeiramente, e vai a portugal participal de um congresso de escritores fantasmas, aqueles que como ele vendem seus talentos, na volta para o Rio de Janeiro, seu voo tem um problema e é obrigado a pousar em Budapeste, uma cidade que fica bem no meio do seu caminho de volta para casa. Na cidade se apaixona primeiramente pela lingua hungara, e passa a ter devaneios sobre as formas daquele idioma para ele indecifrável e encantadora. Quando termina a sua viajem retoma sua vida, seu casamento, sua família, e então passa a ter sonhos em que fala muitas palavras sem sentido para sua esposa, mas que na realidade são palavras e expressões em hungaro, a única linguagem que o Diabo respeita. Sua vida continua com ele cada vez mais insatisfeito com sua condição de escritor anonimo e sua vida familiar.

Livro

Livro

A verdadeira desilusão vem quando sua própria esposa, apresentadora de um Programa de TV se apaixona pelo pseudo autor de um livro escrito por ele próprio, um romance cheio de aventuras e sexo, um dos mais comentados beste-sellers daquele ano. O filme ganha mais emoção quando Costa toma uma decisão crucial, larga tudo e vai embora para Budapeste, onde vai viver um Amor de Namorado por Kriska, que lhe ensina a falar húngaro. O filme ainda conta com lances inusitado, Costa é deportado para o Brasil e retorna a Budapeste como um herói, por ter escrito um livro que não é seu, entretanto como todo bom romance o filme tem um Final Feliz. Vale a pena assistir Budapeste, um excelente trabalho cinematográfico brasileiro.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Livros

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.