1984, de George Orwell

George Orwell

1984, de George Orwell

1984, de George Orwell

Escrito pelo jornalista britânico Eric Arthur Blair, que escrevia sobre o pseudônimo George Orwell, a sua grande obra, publicada em junho de 1949, chamada 1984 foi recebida pelos críticos com certa ressalva, pois previa um futuro utópico, assustando a todos sobre o avanço do totalitarismo. Claro que, na época, serviu como campanha contra o socialismo que se instaurava em países mundiais, como Cuba e A antiga União Soviética.

Contudo, anos mais tarde, a obra de Orwell começou a se tornar mais visível em qualquer governo mundial. Além dessa quase paridade com a realidade, que cresce a cada ano, o escritor inglês conseguiu colocar novas palavras no vocabulário popular, como Big Brother, tanto é que o termo serviu como idéia para o desenvolvimento do programa de televisão que recebe o mesmo nome. Tais fatos mostram o motivo desse livro ser considerado a maior obra de Blair, até mesmo que A Revolução dos Bichos, seu livro mais conhecido.

Apesar disso, 1984 já ganhou duas adaptações para os cinemas: uma em 1956 e outra lançada em 1984. O primeiro filme conta com a participação Edmond O’Brien no papel de Winston Smith, Jan Sterling interpreta como Julia e Michael Redgrave como O’Brien. Já na segunda adaptação, o papel principal é interpretado por John Hurt, Suzanna Hamilton é Julia e Richard Burton, ator que morreu após as gravações desse filme, é O’Brien.

Winston e o Grande Irmão

Livro

Livro

A história do livro se passa na Inglaterra, que vive sobre um regime totalitário do Grande Irmão com a sua ideologia chamada IngSoc (abreviação de Socialismo Inglês). Nesse cenário está Winston Smith, funcionário do Ministério da Verdade da Oceania, órgão do Estado cujo objetivo é cuidar da informação do governo. Todo dia, todos os cidadãos devem para de trabalhar durante um determinado período para chingar o traidor Emmanuel Goldstein e depois idolatrar a figura do Grande Irmão.

Entretanto, Winston começa a parar de se importar com isso após se apaixonar pela sua colega de trabalho chamada Julia. Assim, esse seu interesse faz com que ele seja perseguido pelo governo, pois é só é permitido e considerado legal o sexo que tem o único objetivo de procriação. Ele se vê em uma encruzilhada: de um lado está a mulher com quem quer manter um relacionamento; do outro, a sua permanência pacífica na sociedade, sem ser considerado ilegal pelo Estado.

Admirável Mundo Novo e Fahrenheit 451

História

História

A história de 1984 pode ser claramente associada a diversos movimentos culturais que tem o mesmo objetivo: alertar a população sobre esse mundo perigoso que cada vez mais se aproxima. Entretanto, os livros Admirável Mundo Novo, de Aldous Huxley, e Fahrenheit 451, de Ray Bradbury, são os livros que mais chegam perto. Os três, por muitos críticos, são considerados como uma trilogia, sendo indicados para aqueles que se interessam em ler sobre esse tema.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Livros

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.