Ulisses e a Odisséia de Homero

Uma das mais famosas obras escritas e influência para inúmeros grandes autores e artistas, a Odisséia narra as aventuras de Odisseu (mais comumente chamado de Ulisses) após a guerra de Tróia, em sua tentativa de retornar para seu lar na ilha de Ítaca. A história envolve também Penélope e Telêmaco, esposa e filho do herói, que aguardam por vinte anos o retorno do mesmo. Ulisses é um herói conhecido por sua inteligência e sagacidade, e apesar do desafeto de alguns deuses por ele, como Poseidon, ele também tinha alguns aliados no Olimpo, como Atena.

Ulisses

As aventuras de Ulisses

Ulisses inicia sua jornada para casa após os dez anos da guerra de Tróia passando por várias ilhas e regiões aonde ocorrem eventos famosos na mitologia grega. Um dos primeiros lugares que visita a ilha dos comedores de Lótus, aonde aqueles que a consomem perdem toda a vontade de partir, perdendo alguns de seus marinheiros nessa região.

Depois pela ilha dos ciclopes, aonde acabam aprisionados na caverna de um deles, o terrível Polifemo. Só escapam depois de cegarem o ciclope enquanto este dormia embriagado, e ainda assim graças a um estratagema em que se escondem na parte de baixo da pelagem das ovelhas das quais ele cuidava, pois o mesmo ainda que cego, passava a mão sobre as mesmas para garantir que ninguém escaparia.

Depois, passaram pela ilha de gigantes canibais e os poucos sobreviventes terminaram na ilha da feiticeira Circe, aonde ao participarem de um banquete todos os homens de Ulisses foram transformados em animais com exceção do próprio, protegido pela ajuda do deus Hermes. Forçou-a a desfazer o feitiço e revelar-lhe como retornar a seu lar. Para fazê-lo o heróis teria de passar pela terra dos mortos e assim o fez, visitando os fantasmas de vários companheiros da guerra de Tróia e recebendo instruções para retornar.

Enfrentaram então vários monstros perigosos: Passaram pelas Sereias, que atraiam os marujos com seu canto, mas ordenou a sua tripulação que cobrisse os ouvidos com cera. Depois por Caribde, que engolia a água do mar em um redemoinho tentando tragar as embarcações e também por Cila, monstro de várias cabeças e longos pescoços que devorou alguns dos marinheiros roubando-os do convés.

Guerra

Os pretendentes e a esposa leal

Enquanto isso em Ítaca, Ulisses fora dado como morto e um bando de pretendentes dentre os nobres locais passou a habitar seu palácio e tentar cortejar sua esposa Penélope. Viviam de maneira detestável e abusavam claramente da hospitalidade, dado que ninguém poderia se opor a eles. Penélope no entanto se mantinha fiel ao marido e aguardou seu retorno, porém sofria a pressão dos pretendentes que logo a ameaçariam. Criou o estratagema de somente permitir-se pensar em desposar alguém quando terminasse de tecer uma mortalha, a qual ela desfazia durante a noite para ter que tecê-la novamente no dia seguinte.

Seu filho Telêmaco, no entanto estava perturbado tanto com a ausência do pai que não conhecera quanto com a presença dos pretendentes que ameaçavam gastar todos os recursos do palácio e perturbavam sua mãe. Decidiu então partir atrás de informações sobre o pai desaparecido e fez longa jornada até encontrar-se com o mesmo que retornava.

O retorno do rei

Ulisses no fim de sua jornada passa pela ilha do deus Sol aonde seus marinheiros erroneamente sacrificam o gado da divindade e são punidos por Zeus, sendo que somente Ulisses sobrevive. Chega náufrago a uma ilha aonde vivem os Feácios, marinheiros hábeis que enfim levam-no de volta ao lar após ouvir sua história.

O herói não retorna a Ítaca e encontra uma boa recepção. Têm de entrar disfarçado de mendigo e conta com poucos aliados, entre eles seu filho, para só então revelar-se em meio aos pretendentes que desejavam exterminá-lo. Uma batalha ocorre e com esforço heróico ele enfim retoma seu trono, reencontra sua mulher e a paz volta a reinar.

Deuses

Por Guilherme Corrêa

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
História

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.