Símbolos Nacionais

Símbolos nacionais

Dia 18 de setembro é considerado o dia dos símbolos nacionais, considerados aqueles que identificam uma comunidade como uma nação, um estado soberano frente ao restante do mundo. Os símbolos nacionais unem as pessoas sob representações visuais, icônicas, verbais, de valores que identifiquem sua unidade. Os símbolos nacionais são utilizados em todas as manifestações cívicas, esportivas ou outras em que haja celebração representando a comunidade nacional, os símbolos nos identificam como uma nação, como indivíduos que compartilham a mesma língua e o mesmo solo. Os símbolos nacionais do Brasil são quatro: a Bandeira Nacional, o Hino Nacional, o Selo Nacional e o Brasão de Armas Nacionais, todos regulamentados pela lei 5.700/1971 e pelo Decreto 70.274/1972.

Símbolos Nacionais

Símbolos Nacionais

Bandeira Nacional

A Bandeira nacional é um dos símbolos mais populares do Brasil, foi criado por Teixeira Mendes e Miguel Lemos. Particiraram ainda do projeto o Professor Manuel pereira e s execução do desenho foi de Décio Vilares. O decreto nº 04 de 19 de novembro de 1889 aprovou o projeto da bandeira nacional. Cada cor e detalhe contidos na bandeira nacional tem um significado. As dimensões e a proporção do desenho da bandeira são especificados em normas legais, assim como as regras para seu hasteamento obrigatório e as condições que podem ser. As estrelas da bandeira nacional representam os estados brasileiros e a legenda “Ordem e Progresso” é um resumo de outro de autoria de Auguste Comte “o amor por princípio e a ordem por base; o progresso por fim.”. As cores da bandeira representam o espaço natureza, as riquezas, o céu e o branco a paz que deve reinar no país. O dia da bandeira nacional é comemorado em 19 de novembro.

Brasil

Brasil

O Brasão das Armas Nacionais

O Brasão das Armas Nacionais devem ser usadas obrigatoriamente nos edifícios-sede do governo federal, no poder legislativo e no poder judiciário, além nos quartéis da marinha, do exército e da aeronáutica, no corpo de bombeiros, na polícia militar e nos navios de guerra. As armas nacionais também devem estar presentes nas fachadas das escolas públicas e nos papéis oficiais das publicações dos órgãos federais.

Significado

Significado

O Selo Nacional

O selo nacional é usado para autenticar todos os atos do governo federal, assim como certificados e diplomas emitidos por estabelecimentos oficiais de ensino.

Brasão das Armas

Brasão das Armas

O Hino Nacional

O Hino Nacional tem poema de Joaquim Osório Duque Estrada e música de Francisco Manuel da Silva. Ele deve ser executado nas seguintes ocasiões: solenidades oficiais do governo, momentos cívicos, competições e jogos esportivos, no hasteamento da bandeira nacional e nas cerimônias de formatura e outras cerimônias formais cívicas. Além do Hino Nacional cada estado brasileiro tem seu próprio hino, além do hino a bandeira e do hino da independência. As crianças aprendem desde cedo a reconhecer e a respeitar os símbolos nacionais, como símbolos maiores que nos identificam como nação.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
História

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

Deixe um comentário