Estilos Jazz

Existem diferentes estilos de jazz. É uma música que evoluiu com o tempo. Reconhecendo os estilos não vai fazer você desfrutar das músicas mais nada, mas pode ajudá-lo, por exemplo, se alguém lhe diz, “este é um grande CD bebop”, você terá uma idéia do que é, e você pode reconhecer que estilos que você tem uma preferência.

Jazz

Dixieland

Este é o estilo que está mais estreitamente relacionado com New Orleans. É uma música muito feliz. A instrumentação é composta de um trompete, que toca a melodia principal, o trombone, que joga uma contra-melodia, o piano tocado os acordes, a tuba foi usado freqüentemente no lugar de um baixista, e manteve o ritmo, junto com a bateria. Exemplos desse estilo são a Original Dixieland Jazz Band e Wild Bill Davidson e do Commodores.

Estilo

Hot Jazz

Essa música é do “Jazz Age” na história. É o elo entre Dixieland e Big Band Swing. Os grupos ficaram maiores e começaram a usar, por exemplo, dois trompetistas. Exemplos dessa música são Red Jelly Roll Morton’s Hot Hot Peppers e Louis de Armstrong Fives (e Hot Sevens), bem como a orquestra de Fletcher Henderson.

Swing

Trata-se de jazz que é mais formal e, geralmente, menos improvisado. A estrutura é muito apertado. A instrumentação consiste frequentemente em “seções”, como 4 trompetes, 4 trombones e 4 “canas” (Saxofones de vários tipos e / ou clarinete.) Assim como bateria, guitarra, piano e baixo. Usaram técnicas tais como “chamada e resposta”, onde uma parte iria desempenhar um riff e uma outra seção que repeti-lo. Ela quase morreu no final de 1950 e praticamente desapareceu nos anos 1960 e 1970, devido à diminuição popularidade e gastos elevados (um monte de membros a pagar), mas está fazendo um retorno. Exemplos dessa música são as big bands de Benny Goodman, Count Basie, Tommy Dorsey e Duke Ellington.

Formal

Bebop

Durante o início dos anos 1940, alguns músicos muito talentosos se cansaram de tocar a mesma música em seus trabalhos com bandas de swing. Um grupo de músicos extremamente talentosos: Charlie Parker, Thelonious Monk, Dizzy Gillespie, Kenny Clarke, Charlie Christian e inventou um estilo que ficou conhecido como bebop. Foi menos estruturados do que o swing. Os solos improvisados, ao invés de serem baseados em ornamentar a melodia, baseou-se em acordes complexos que mudam rapidamente.

Fazem parte da “família” do Jazz, os estilos Cool (ou jazz West Coast), Hard Bop, Third Stream, Progressive Swing, Modal, Free jazz, Fusion e Neo clássico.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Músicos

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.