Tratado de Tordesilhas

O Tratado de Tordesilhas se tornou célebre na história da colonização portuguesa, trata-se de um tratado assinado em 07 de junho de 1494 na Espanha, na cidade de Tordesilhas. O acordo foi assinado pela Espanha e por Portugal e tinha o objetivo principal de demarcar as terras de ambas as partes para evitar assim conflitos sangrentos e uma guerra, em que ambos sairiam com desvantagens. Através do Tratado de Tordesilhas foi feita a partilha das terras do Novo mundo que ainda não haviam sido descobertas, foi traçada uma linha imaginária que definia o espaço que pertenceria a cada povo. Um fato curioso a respeito do tratado de Tordesilhas e que merece ser registrado é que este é o primeiro acordo diplomático internacional, em que duas nações sentam a mesa de discussão e de forma racional e politica chegam a um consenso.

Tratado de Tordesilhas

Tratado de Tordesilhas

O tratado de Tordesilhas foi na época endossado pela Igreja católica, a Cultura Religiosa era muito forte, no entanto outros países foram contra o acordo pois se sentiam prejudicados com a decisão. Um desses países era a França, que continuava a enviar seus navios com exploradores para a região delimitada pelo Tratado, numa clara demonstração e que não reconhecia a legitimidade do Tratado de Tordesilhas. Através do Tratado de Tordesilhas ficou determinado que todas as terras já descobertas e que viessem futuramente a ser descobertas que se localizassem de leste do meridiano, a 370 léguas da Ilha de Cabo Verde, traçando uma linha imaginária pertenceria a Coroa Portuguesa, assim como as terras descobertas ou que viessem a ser descobertas a oeste desse meridiano pertenceriam à Coroa Espanhola. O acordo também incluía as terras conquistadas por povos que não eram cristãos e todas as futuras conquistas.

O que Foi

O que Foi

O Tratado de Tordesilhas foi assinado pelos Reis Isabel e Fernando de Castela e Aragão e pelo rei Dom João II.  Através do tratado de Tordesilhas foi definido o futuro do Brasil, que então seria uma província de Portugal, por estar localizado em sua área de poder. O Tratado de Tordesilhas vem colocar fim a uma série de disputas entre Espanha e Portugal sobre as terras que vinham sendo descobertas, justamente no período de expansão marítma onde desbravadores andavam a descobrir novas terras, novos horizontes, novos caminhos e mares.

Mapa

Mapa

O Papa através de documentos chamados “bula” muitas vezes precisou intervir nesses descobrimentos evitando o inicio da guerra, pois Portugal e Espanha muitas vezes requeriam o domínio sobre as mesmas terras e as mesmas riquezas. O tratado vem por um final nessas discussões dividindo previamente o que viria a ser descoberto no futuro. O tratado de Tordesilhas foi ratificado pelo Papa Julio II em 1506 e vigorou até o ano de 1750, quando foi revogado pelo Tratado de Madri, que determina novas disposições acerca da divisão territorial. Não Esqueça que existe muito mais sobre a história para ver, como por exemplo, a Lei Áurea que trata da Libertação dos Escravos.


Categoria(s) do artigo:
História

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

Deixe um comentário