Revolução Farroupilha

A revolução Farroupilha também conhecida como Guerra dos Farrapos foi a maior guerra separatista que já aconteceu no Brasil, durou 10 anos, de 1835 a 1845,  e tinha o objetivo de separar o Rio Grande do Sul do resto do Brasil. 

Resumo

Resumo

Causas

Os gaúchos com agilidade defenderam o país em muitas lutas que tiveram como o palco o estado, quando os conflitos chegaram ao fim o povo esperava que o governo central passasse a estimular o desenvolvimento sustentavel da econômico do sul, no entanto, ao invés disso, o governo passou a tributar de forma extorsiva os produtos gaúchos, como charque, graxa, couro, erva-mate, sebo, etc. Não bastasse os impostos, na década de 30 o governo passou a incentivar a importação do charque dos paises do Prata, sendo este o estopim para a difícil situação que se impunha no solo gaúcho, revoltando a elite do estado.

Causa

Causa

A Revolta

Não esqueça que em 20 de setembro de 1835, data que até hoje é comemorada pelos gaúchos, que os rebeldes tomaram Porto Alegre e obrigaram o presidente da província a fugir para Rio Grande. Bento Gonçalves, herói da revolução, planejou o ataque e empossou Marciano Ribeiro como presidente. O governo imperial ainda tentou outra nomeação para o cargo, mas os farroupilhas não aceitaram, pois exigiam um governante que defendesse os interesses do sul. Foram muitas batalhas, Porto Alegre esteve sitiada por 1.283 dias, mas os farrapos não conseguiram tomá-la novamente dos imperiais. Com algumas derrotas e outras vitórias importantes os farrapos em 09 de setembro do ano de 1836 depois da vitória do Seival e de vários impasses decidiram proclamar a República Rio-Grandense. O movimento passou então a ter um caráter definitivamente separatista.

Revolução Farroupilha

Revolução Farroupilha

A República

Bento Gonçalves recebeu a noticia da proclamação da república quando estava no cerco a Porto Alegre, e é indicado como único candidato a presidente.  Bento Gonçalves junto com outros heróis farroupilhas foram presos numa emboscada de Bento Manuel, Netto contudo decide continuar lutando. Depois do sobe e desce a sede do governo é instalada em Piratini e foram criados 6 ministérios. A república começou a ser estruturada em meio a muitas batalhas e feitos heróicos. Nesse tempo chega Garibaldi, e ao lado de Anita e de outros heróis farroupilhas escreve um dos mais bonitos e emocionantes capítulos da revolução farroupilha, entre eles a famosa travessia dos lanchões. Porém sem recursos e depois de longos anos de lutas os rebeldes separatistas passaram a ser chamados de farrapos e a paz passou a ser considerada, assim se iniciam as tratativas de paz e finalmente Caxias e os farrapos assinaram o tratado de Ponche Verde em 1º de março de 1845.

Tradição Gaúcha

O povo rio grandense tem orgulho de sua história e até os dias atuais comemora a revolução farroupilha, seus feitos e sua história, cultuando a tradição em centros de tradições, dançando as músicas que fizeram sucesso daquela época, usando trajes típicos, fazendo desfiles a cavalo, enfim, cultuando a tradição e passando as histórias de seus antepassados e heróis farroupilhas de geração em geração.


Categoria(s) do artigo:
História

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

Deixe um comentário