Feira do Livro

Feira do Livro é uma cultura e nformação em praça pública

Fera do Livro

Fera do Livro

Essa é uma feira diferente. Aqui não se grita promoções aos passantes, também não se fazem piadas sobre os produtos. O público cativo não apalpa tudo o que leva e também não precisa pesar e barganhar um descontinho. Afinal, estamos falando de livros.

A feira do livro é um evento itinerante que acontece em todo o país em diferentes épocas do ano. Sendo independentes umas das outras, cada localidade tem a sua programação, mas em suma o objetivo é o mesmo: abrir as portas do mercado editorial para novos autores, divulgar lançamentos e estimular a população à leitura.

E nesse ponto vale de tudo: livros antigos, novos, romances, ficção, biografias, até livro de culinária a gente encontra, isso sem falar nas revistas e livrinhos infantis, os mais aclamados do evento. Isso porque as crianças são os grandes alvos dos livreiros – no ponto de vista positivo, é claro. Para as crianças o cenário fica completo.

Algumas feiras montam palco, apresentam histórias com fantoches, enchem as bancas de personagens coloridos e muita música no intuito de envolver as crianças no universo literário. O saldo costuma ser positivo, segundo especialistas no desenvolvimento infantil, crianças que pegam o gosto pela leitura logo cedo nunca mais abandonam os livros. O resultado disso são jovens mais independentes e criativos, adultos mais confiantes e com ampla cultura de informação.

Feira pequena, feira grande

Tamanhos

Tamanhos

Em regiões mais simples e pequenos povoados espalhados pelo país é comum a feira do livro ser promovida através de iniciativas privadas e individuais. Ou seja, com um acervo bem mais humilde do que o que costumamos encontrar nas pomposas bancas das grandes cidades, pessoas comuns amantes da boa literatura vão às ruas com charretes, carros ou caminhonetes abarrotadas de livros geralmente recolhidos de doações.

De qualquer forma, seja qual for o tamanho da feira, engana-se quem acha que brasileiro não lê. A mobilização é sempre positiva e não há dúvidas de que a feira é um bom negócio em todos os sentidos – seja intelectual, educacional, social ou financeiro. Até porque, entre todas as vantagens, a feira é o momento de fazer aquela super promoção para estimular as vendas.

Os mais vendidos da temporada

Obras

Obras

Entre as obras mais vendidas que certamente figuram nas principais feiras do livro do país estão os clássicos O Monge e o Executivo, de James Hunter; Mentes Brilhantes, Mentes Treinadas, do autor Augusto Cury; Pequeno Príncipe, de Antoine de Saint-Exupéry; além do popular Crepúsculo, de Stephenie Meyer.

No Rio Grande do Sul diversas cidades já estão se mobilizando para o evento anual, com a feira de Gramado programada para julho e a de Panambi prevista para agosto de 2010. Outras cidades do interior de São Paulo, Minas Gerais ou Paraná também iniciam os preparativos.

Mas se você mora nas principais capitais brasileiras é possível acompanhar diversas feiras durante todo o ano. Portanto, fique atento aos cronogramas da feira na sua cidade e aproveite.

Por Vivian Fiorio

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Cultura

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.