Fauvismo: Movimento Artístico de 1901

O século XX foi marcado por ser um dos mais diversificados e mais fortes quando o assunto é arte. Quando falamos em arte, logo nos vem à cabeça a famosa Monalisa de Leonardo Da Vinci. Um marco na historia mundial das artes, provavelmente o quadro mais caro do mundo e o mais conhecido, foi pintado há muitos e muitos anos, mas existem vertentes das artes plásticas que são “mais novas” e tão impressionantes como Da Vinci foi em sua época.

Que Tal Aprender Um Pouco Mais Sobre O Fauvismo?

O nome pode parecer estranho, mas tem tudo a ver com o que realmente significou este movimento artístico à época. “Fauvismo” vem do francês, lê-se fovismo, é inspirado na palavra “fauves” que significa feras. Não espere encontrar feras nas telas, pode procurar a vontade, mas será uma perda de tempo… Este nome surgiu pela forma que as cores eram “jogadas” nos quadros, de forma violenta e até arbitraria. Este nome foi dado em 1905, apesar de o movimento ter nascido em 1901. Os Fauvistas foram assim chamados pelo famoso crítico francês e conservador, Louis Vauxcelles, que durante o conhecido Salão de Outono comparou os artistas a feras (les fauves). Lá existia uma escultura acadêmica representando um menino, rodeada de pinturas neste novo estilo, o que o levou a dizer que aquilo lhe lembrava “um Donatello entre as feras”.

Fauvismo

Fauvismo

Este nome a principio não foi muito bem aceito, alguns artistas se sentiam menosprezados, tal denominação, para alguns artistas soava com tom depreciativo, porém o nome acabou por se fixar e passou designar todo o movimento. O fauvismo é marcado por ter surgido após o inicio da Revolução Industrial na Europa e por consequencia das mudanças que estavam acontecendo no meio industrial, comercial, as mudanças foram tão rápidas que a rate teve que acompanhar esta mudança. Alguns estudiosos afirmam que no meio das Artes Plasticas não há espaço para pensar em mudanças, em planejar, quando se vê já aconteceu esta mudança. O fauvismo foi marcado por tentar se livras das “normas” que eram obrigatorias, para poder se fazer arte, afinal tudo deveria ser perfeito. Então o fauvismo chegou disposto a trazer novas sensações, mostrando o lado mais livre dos artistas, mostrando seus verdadeiros impulsos.

As Influências do Fauvismo

Mesmo cortando as amarras com o passado, o fauvismo teve sim em quem se influenciar, e a grande referencia foi Van Gogh, que colocava todo o seu sentimento e sua emoção na sua arte. Van Gogh era meste em passar emoção e em obedecer seus impulsos. No fauvismo a realidade acaba se deformando, afinal os artistas jogavam o que estavam sentindo naquele momento. Esta geração buscava criar sem se preocupar em ter uma coposição certinha. A ansia de pintar era tão grande que eles misturavam as cores diretamente nas telas, fazendo assim com que as cores se misturassem. Antes de falar das caracteristicas, veja os principios mais fortes do fauvismo:

  • Na hora da criação, romper com os sentimentos e o intelecto;
  • Acredita-se que a criação é considerar os impulsos e as sensações mais primarias e
  • Sempre exaltar as cores.

As Caracteristicas do Fauvismo

Acabamos de falar dos principios utilizados pelos artistas do fauvismo, agora vamos ver as principais caracteristica desta corrente artistica. Provavelmente, quando falamos de fauvismo, nos lembramos de sua maior e principal caracateristica, que é o uso de cores primarias. Sim o ponto forte dos artistas fauvistas eram as cores, eles passaram a delimitar planos, criar perspectivas e volumes nos quadros planos, tornando-os assim reais. Então as principais caracteristicas do movimento são:

  • criar é seguir os impulsos do instinto, as sensações primárias;
  • a cor pura deve ser exaltada;
  • as linhas e as cores devem nascer impulsivamente e traduzir as sensações elementares, no mesmo estado de graça das crianças e dos selvagens.

Conheça Agora Os Principais Artistas do Fauvismo

  • Henri Matisse;
  • Paul Gauguin;
  •  Georges Braque;
  •  Andre Derain;
  •  Jean Puy;
  • Paul Cézanne e
  • Maurice de Vlaminck.

Os mais conhecidos são: Matisse, gauguin e Cézanne. Eles três foram os responsaveis pela grande divulgação do fauvismo pelo mundo. Que tal conhecer um pouco desses 3 principais representantes do fauvismo?

Conhecendo O Principal Artista

Henri Matisse

Com certeza o mais celebre e notório artista do fauvismo, se chama Henri Matisse, ele viveu na França entre os seculos XIV e XX, ficou conhecido por usar bastante cor em seus trabalhos. Ele também foi desenhista, escultor e gravurista, mas seu ponto forte sempre foi realmente a pintura. Henri Matisse se destacou como pintor de quadros e é considerado por muitos um dos 3 (três) artistas seminais do século, ao lado de Pablo Picasso e Marcel Duchamp. Isto se diz respeito ao fator da evolução ma pintua e escultura.

Henri Matisse

Henri Matisse

No fim dos anos 20, Matisse começou a se incomodar com o rotulo de “fauvista” e passou a ser mais reconhecido como um defensor da pintura classica da França. Dominavaa linguagem expressiva da cor e do desenho, exibido em um conjunto de obras ao longo de mais de meio século, valeram-lhe o reconhecimento como uma figura de liderança na arte moderna. Agora que você já viu sobre o fauvismo, o que é, como surgiu e suas caracteristicas principais, que tal dar uma recapitulada básica para ver se realmente aprendemos. 

Recapitulando

Fauvismo deriva do francês,  e quer dizer “Fera”, o nome está diretamente ligado ao fato dos artistas quererem se “livrar” as crianças e acompanhemtno com o psicoloco. As principais carcteristicas são:

  • Uso de cores intensas (rojo, verde, amarelo, azul e vermelho);
  • Busca de estabelecer harmonia, tranquilidade, pureza e equilíbrio nas obras de arte;
  • Uso de formatos planos, grandes, simples e com traços largos;
  •  Intenção de demonstrar sentimentos nas obras;
  • Temas preferidos: cenas urbanas e rurais, retrato, ambientes internos, nus e cenas ao ar livre.

E se você já esqueceu o nome dos artistas, ou perdeu, aqui está a lista com os principais nome. Aproveite e curta bastante.

  • Henri Matisse;
  • Paul Gauguin;
  •  Georges Braque;
  •  Andre Derain;
  •  Jean Puy;
  • Paul Cézanne e
  • Maurice de Vlaminck.

Se você se interessou, basta ir ate uma biblioteca e escolher o ratinho, eu  nao o encontrei da ultima vez, por isso aproveite.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Cultura

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.