UIPA

No ano de 1893, um suíço,residente no Brasil, passava por uma praça na na cidade de São Paulo, quando viu algo que o estarreceu: Um homem quebrava tijolos em um cavalo, causando-lhe grande sofrimento, sem ninguém fazer nada para ajudá-lo. O estrangeiro denominado Henri Ruegger, indignado com aquela situação de maus tratos, tentou denunciar o caso à Sociedade Protetora dos Animais e, para sua surpresa decobriu que no nosso País, naquela época, ainda não havia nenhuma Organização que os protegesse . Como opção foi à redação do jornal local, denominado “Diário Popular” e lançou a idéia da criação de uma associação que protegesse os animais. Outros Órgaos da Imprensa se uniram a eles e, em Outubro de 1894,foi constituída uma comissão com o objetivo da criação dessa sociedade protetora.

UIPA

Constituição da Primeira Diretoria

Finalmente em maio de 1895, a primeira diretoria dessa associação foi constituida formalmente, denominada UIPA(União Internacional Protetora dos Animais), que é uma associação civil, sem fins lucrativo cujos princípios são a luta pela abandono, a crueldade, que os animais sofrem para diversão das pessoas (No caso de circos, onde hoje há uma Lei que proibe sua utilização em espetáculos circenses, no entanto, em algumas regiões do interior do pais parece que essa lei ainda é descumprida em muitos casos), além de sacrificios de animais em nome da ciência. Porém o trabalho importantissimo dessa instuição, vai mais além do que evitar sofrimentos aos animais, seu objetivo principal é fazer com que os bichos de qualquer espécie sejam reconhecidos como seres com direito à vida e a liberdade, realizando para atingir essa meta trabalho juridico e, até político para protegê-los.

Crueldade

Principais Objetivos da Instituição

A UIPA tem vários objetivos como metas primordiais de atuação sendo elas: Zelar pela legislação e fiscalizar sua execução junto aos animais; Evitar que danos ao meio ambiente, os atinjam, denunciando tais práticas danosas à autoridades competentes e instruí-las sobre o procedimento adequado; Atuar no caso de exterminio de cachorros e gatos,para que essa prática só seja realizada em casos de doença incurável, não havendo outra opção para salvá-los; Orientar a sociedade para reconhcer os animais como seres com direito à vida, integridade fisica e mental e dignidade; Educar as pessoas a ampliar a visão de utilidade, que considera os bichos somente como seres que existem para servir ao homem; Abrigar animais vítimas de algum sofrimento, tratá-los, esterilizá-los e encaminhá-los para adoção. Segundo a UIPA, grande número de pessoas ainda acreditam que a descoberta de muitas doenças, foram graças a experiência com animais, que ao final delas eram sacrificados ou mutilados. No entanto, nos primordios da ciência, houve médicos que basearam suas descobertas apenas na observação de animais doentes,comparados aos sadios.É interessante ressaltar que muitas experiências eficientes foram feitas com base vegetal e também medicamentos como ácido acetilsalisílico, indicado para estados febris nas pessoas e o fenobarbital, usado em individuos portadores de epilepsia, foram descobertos sem precisar utilizar animais em experiências científicas.

Maus Tratos

Contribuição da Sociedade

Em qualquer situação de abandono e sofrimento de animais, a sociedade deve estar atenta para reprimir esse tipo de comportamento . A UIPA, sendo a pioneira na proteção dos deles, considera que ainda muitas ações podem ser feitas para minimizar o sofrimento dos bichos. Já tivemos vários avanços como a proibição de animais em circos, verdadeiro espetáculo de horror para os animais fora de seu habitat natural e submetidos a toda sorte de maus tratos. Cabe a qualquer pessoa de bem, denunciar às diversas instuições que hoje existem no nosso pais, quando notar alguma situação de agressão aos animais. É nosso dever como cidadãos e principalmente como seres humanos.

Salete Dias

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Curiosidades

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.