Biografia Dos Titãs

Nascida no início da década de 80 na capital paulistana como Titãs do Iê Iê, a banda o estilo rock nas suas canções, embora se percebam nuances de influência de outros ritmos, como o samba e o reggae. Sua primeira aparição aconteceu em 1981, no evento promovido por Caetano Veloso e Gilberto Gil denominado “A Idade da Pedra” onde se apresentaram formados com Arnaldo Antunes, Nando Reis, Sérgio Britto, Paulo Miklos, Tony Belloto, Ciro Pessoa e Marcelo Fromer.

Musica

O Começo

Logo após essa primeira apresentação, onde contaram com a ajuda de grandes nomes do meio musical, a banda já tinha algumas composições próprias e mais dois integrantes para reforçar o já bem entrosado grupo: Branco Mello e André Jung.

Acontecimentos Marcantes

Depois desse primeiro show, entre o final do ano seguinte e o início do ano posterior foram momentos que marcaram a história da banda, como a saída de Ciro Pessoa da banda, a mudança de nome de Titãs do Iê-Iê apenas para Titãs e o acontecimento mais importante da série de mudanças acontecidas neste período: o lançamento do primeiro disco, que tinha como título o nome da própria banda.

Biografia Dos Titãs

O Sucesso Bate à Porta

Com o lançamento em 1984 do primeiro álbum, os Titãs logo conseguiram que seus primeiros sucessos explodissem nas rádios. Nessa primeira fase, “Sonífera Ilha” fez grande sucesso, posteriormente fazendo parte da trilha sonora de uma novela da Rede Globo, “Marvin” que era uma versão da música “Patches” trazida para o português por Nando Reis e “Querem o meu sangue”, outra versão de música internacional, desta vez de “The harder they come”. Mesmo com toda a boa repercussão de crítica que a banda e suas músicas obtiveram, o álbum não foi um grande sucesso em número de cópias vendidas, o que reflete um novo quadro de mudanças, culminando na substituição do baterista André Jung por Charles Gavin, em 1985.

Um Baque

Nesse mesmo ano de 1985, Tony Belloto e Arnaldo Antunes são presos por porte de drogas, refletindo negativamente nas vendas dos seus álbuns posteriores, quando um dos mestres da indústria fonográfica assume a produção dos próximos três trabalhos dos Titãs, Liminha produz Cabeça Dinossauro, Jesus não tem dentes no país das banguelas, Go back e O blesq blom fazem a banda definitivamente se firmar como uma das grandes do rock brasileiro de todos os tempos. Em 1991 devido ao fracasso do álbum Tudo ao mesmo tempo agora faz com que Arnaldo Antunes abandone a banda. Após algum tempo sem grandes aparições o Titãs ressurge com o álbum acústico em 1997, que recebe o disco de diamante.

Banda

Perdas

Em 2001 a primeira perda do Titãs: Marcelo Fromer morre após ser atropelado em São Paulo, fato que marca o grupo e faz com que lancem Epitáfio, em homenagem ao colega morto. Em 2002 é a vez de Nando Reis sair em carreira solo. Atualmente, já consagrados e com vasta discografia e experiências, os Titãs mantém a formação com Charles Gavin, Paulo Miklos, Branco Mello, Sérgio Britto e Tony Belloto.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Músicos

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.