Tudo o Que Você Precisa Saber Sobre Óculos De Grau

Hoje, muitas coisas atrapalham nossa vida, como problemas de saúde, contas em excesso, falta de dinheiro, enfim. Felizmente, vários meios nos ajudam a passar tais problemas. Podemos citar aqui o problema de visão, que pode ser cegueira, miopia, entre outros.

Com exceção da cegueira, no qual ainda arrumam meios para fazer essas pessoas voltarem a enxergar, existem soluções para a miopia, catarata e outros problemas que nos prejudicam.

Tudo o Que Você Precisa Saber Sobre Óculos De Grau

Tudo o Que Você Precisa Saber Sobre Óculos De Grau

Vamos falar sobre um acessório indispensável para aqueles que possuem uma visão fraca: os óculos de grau. Ele é necessário para quem não enxerga de longe ou de perto, ou tem algum incômodo ao ler. Apesar de muitas pessoas o desprezarem, a moda tomou conta e o transformou em um acessório “fashion”, e até pessoas que nem precisam desse recurso para enxergar melhor o aderem como um item para uso com fim de embelezamento.

Vamos conferir com a gente como os óculos surgiram?

Óculos: Sua Primeira Aparição

Os primeiros óculos surgiram no mundo há muito tempo: sua primeira aparição é datada do século I d.C. Eram utilizados somente pelos soldados para que a visão fosse melhorada. Os óculos com objetivo de corrigir a visão só vieram a aparecer mais tarde, quando rochas preciosas eram partidas em lascas superfinas. Tais lascas, junto com as primitivas armações, deram origem aos primeiros óculos de grau, sendo esse para a visão de perto. Devemos agradecer ao árabe Alhazen, um matemático que estudou os efeitos do raio solar nessas lascas e o efeito do olho humano.

Óculos: Sua Primeira Aparição

Óculos: Sua Primeira Aparição

As pessoas mais beneficiárias com essa magnífica invenção eram os monges, por vários motivos, dentre eles as exaustivas horas de trabalhos em bibliotecas europeias. Aproximadamente no ano de 1270, começaram a ser produzidos os primeiros óculos de aro composto por ferro e as suas junções eram feitas por meio de rebites. O seu formato lembrava a um compasso, mas com a ausência das hastes.

Nós podemos notar, por fotos ou relatos que os óculos daquela época eram feitos sem as hastes que hoje o equilibram em nosso rosto. Então, imagine como era difícil visualizar algo sempre com a mão no rosto para segurar os óculos. A mesma posição do braço certamente causaria cansaço.

Apesar de os óculos serem conhecidos apenas no século I d.C. , algumas pesquisas apontam que o protótipo de óculos já havia surgido na terra das pirâmides, no Egito, por volta do século V a.C.  Mas os óculos ainda não tinham o poder de corrigir a visão. Elas continham somente uma lente vítrea.

Lentes Bifocais

Vamos falar agora de um tipo de lente que é utilizado: A lente bifocal. Ela serve para a focalização em duas visualizações: perto e longe. Auxilia muito de quem precisa enxergar tanto de longe quanto de perto. A sua invenção também é muito antiga: de acordo com o filósofo de origem chinesa Confúcio, os óculos bifocais já estariam circulando no ano 500 a.C. Entretanto, tais lentes não possuíam grau. Era somente um acessório para o embelezamento pessoal.

Lentes Monofocais: Como o próprio nome já diz, esse tipo de lente é direcionado apenas para um único campo de visão, ou seja, ou é direcionado para perto ou para longe.

Lentes Multifocais: É uma versão das lentes bifocais, mas muito melhorada. Além de possuir os recursos das bifocais tem ainda algumas funções que melhoram ainda mais a visão.

A Popularização Dos Óculos

Os óculos começaram a ficar conhecidos pelas pessoas em meados do século XIV. A sua fabricação foi massiva e, por consequência, o continente Europeu o transformou numa verdadeira febre. Mas, como já citado, os óculos, se comparados aos atuais, eram bem esquisitos.

No ano de 1785, Benjamin Franklin revolucionou e criou os primeiros óculos bifocais que faziam jus ao nome. A focalização deles era para visualizar de perto e também de longe.

Os Óculos Atualmente

Nós podemos perceber que, atualmente, os óculos são acessíveis a todas as classes. Isso se deve pelo barateamento de matérias primas e o avanço tecnológico que acerca esse acessório. Antigamente, feios e somente utilizados para melhorar a visão, hoje se revela como um dos meios para se embelezar.

Quando a Indústria de Aeronaves cresceu, depois dos marcantes acontecimentos da Primeira Guerra Mundial, os pilotos de tais naves se queixavam da alta claridade que os raios solares causavam. Visando a redução da claridade e, de quebra, proteção para os olhos, a Baush & Lombi, uma fábrica de óculos, estudou por cerca de dez anos a pedido da força aérea dos Estados Unidos para buscar uma solução para este problema.

E finalmente saiu. Lentes que eram feitas de cristal verde tinham a função de reter a claridade e também os danos que os raios UV causavam. O seu design era um tanto grande, já que era baseado nas máscaras de oxigênio que os pilotos usam.

A Marca Ray Ban

Depois de a Baush & Lombi concluírem com êxito a pesquisa sobre um óculos que impediam as ações solares, a mesma veio a criar a Ray Ban (Que significa Raios Banidos), uma empresa especializada em confeccionar óculos de sol. Fundada em 1937, a Ray Ban pertenceu a sua fundadora até 1999, quando foi adquirida pela italiana Luxottica.

A Ray Ban se tornou uma verdadeira febre no mundo, já que todas as mulheres desejavam usar um modelo da companhia. Ela, até hoje, é referência na hora da aquisição de um óculos de sol.

Os seus óculos são comumente utilizados por pessoas famosas.

Pelo que podemos perceber, os óculos praticamente acompanharam a evolução humana desde alguns séculos antes de Cristo. Passou por várias transformações, para que as pessoas pudessem usá-lo melhor.

E, podemos dizer que os atuais óculos ainda vão nos acompanhar por vários e vários anos ainda, mas sempre alterando o seu estilo conforme a moda adotada.

Os Óculos Mais Caros Do Mundo

Veja agora dois dos óculos mais caros do mundo:

  • Louis Vuitton Evasion- Esse modelo não sai por menos de 1.200 dólares;
  • Dolce e Gabanna DG2027B- Você vai se assustar com o preço: 383.609 dólares.

E aí? O que você acha? Gastaria fortunas por um óculos desse? Comente!

Por Francisco Prado

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Curiosidades

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.