Rolando de Rir

O Riso

Uma pergunta que é comum de ser feita, mas que nunca se para pra pensar a fundo é: Por que nós rimos de coisas engraçadas? E isso tem sim uma explicação palpável e científica.

Ao contrário do que é comum pensar, os seres humanos não são os únicos animais que são capazes de rir de coisas engraçadas ou ainda por pelo menos uma sensação de felicidade e bem estar. O sorriso pode ser observado em várias espécies não humanas, principalmente os primatas, em momentos que eles possuíam um contato social, ou seja, interagiam com outros primatas. Esse tipo de pesquisa gerou respostas comportamentais, que servem para entender como que o riso pode ser um sinal para todo um grupo, de que ali existe emoções positivas, o que consequentemente reduz o estresse e proporciona ainda mais interação e aproximação do grupo, pois rir é uma sensação agradável.

Rolando no Chão de Tanto Rir

Rolando no Chão de Tanto Rir

O estudo do riso recebe o nome de gelotogia e atualmente conta com vários pesquisadores da área. Eles apontam que o riso tem origem em várias regiões do cérebro. Assim, quando acontece alguma situação cômica, ou ouvimos alguma história engraçada ou uma piada, que normalmente tem um final inesperado que nos arranca facilmente, a parte do cérebro que está trabalhando e raciocinando é o lado esquerdo do córtex – que é a camada de células que cobre completamente a superfície do cérebro), e ela faz com que as palavras e a estrutura da piada seja analisada. Com isso, o lobo frontal do cérebro – que é responsável por respostas emotivas e de cunho social – fica em bastante atividade, enquanto o hemisfério direito do córtex fica responsável por analisar intelectualmente e absorver e entender a piada. Após isso as ondas cerebrais espalha essas atividades para a área onde acontece o processamento sensorial, em uma área que fica na parte de trás da cabeça, onde também são processados os sinais da visão, e toda essa estimulação reflete nas respostas físicas do corpo, ou seja, no riso.

A dopamina é uma substância química que tem como função estimular o sistema nervoso central, sendo também o neurotransmissor precursor da adrenalina e da noradrenalina. Essa substância química encontrada no cérebro é o que faz com que possamos nos sentir bem quando rimos ou gargalhamos.

Atualmente existem estudos que provam que de fato acontece uma melhoria na saúde de pessoas com doenças crônicas, quando elas são expostas a estímulos engraçados, e assim, nesse caso, o ditado que diz que “rir é o melhor remédio” pode estar coberto de razão.

Criança Feliz Rindo Muito

Criança Feliz Rindo Muito

Pegadinha do Sílvio Santos

Essa atração – que se tornou popular no programa do Silvio Santos no SBT, mas que também é transmitida em diversos outros canais – é algo responsável por arrancar muitas risadas das pessoas, e deixá-las “rolando de rir”. Elas também tem o nome de câmera escondida, câmera oculta ou apanhados, são situações (que podem ser forjadas ou verdadeiras) que são criadas pela produção de certo programa, visando deixar a pessoa que interage com essa cena, levemente constrangida, por meio de uma situação inesperada ou absurda, fazendo tudo se tornar muito engraçado. Elas fazem as pessoas gargalharem, e de modo geral podem ser assistidas por todas as pessoas, das mais diferentes idades, aumentando o bom humor de todos!

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Curiosidades

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.